SEMMA realiza ação de meio ambiente em Aparecida de Goiânia

0
440
(Foto: Enio Medeiros)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), iniciou nesta sexta-feira, 30, o trabalho prático das “Ações Ambientais Integradas” para a recuperação de nascentes do município. O primeiro a receber as intervenções é o Córrego Santo Antônio, na Área de Preservação Ambiental Serra das Areias.

A ação é uma realização integrada da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental da Polícia Militar e Organizações Não-Governamentais (ONG’s). Toda a mobilização se faz necessária para que os leitos da Serra das Areias sejam recuperados e preservados.

O prefeito Gustavo Mendanha destacou a importância do projeto para a cidade. “Estamos criando condições para trabalhar ações preventivas e de proteção das áreas ambientais da nossa cidade. Temos a responsabilidade de preservar nossas matas ciliares, cuidar dos espaços públicos e conscientizar a população sobre os cuidados necessários com o meio ambiente. A Serra das Areias hoje é nosso maior patrimônio ambiental com potencial turístico. Por isso, vamos recuperar nascentes degradadas e criarmos uma cultura sustentável”.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Everson, explica que, inicialmente, será realizada a limpeza de córregos e nascentes, bem como o trabalho de compensação ambiental. “Vamos reflorestar, limpar e cercar todos os nossos mananciais. É uma ação que além de colaborar com a recuperação das nascentes consiste também no plantio de mudas de árvores nativas como forma de compensação ambiental”, afirmou.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil, Juliano Cardoso, acrescenta que além de serviços de limpeza urbana, retirada de lixo, cadastramento dos moradores ribeirinhos, serão distribuídos informativos nas escolas da região da Serra das Areias como forma de mobilizar a população.