Goiás recebeu nesta terça-feira (09), mais 69,8 mil doses de vacinas contra a Covid-19. As doses enviadas pelo Ministério da Saúde são do imunizante CoronaVac, produzido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo. Em entrevista coletiva na Rede de Frio de Goiás, o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, disse que Goiás receberá doses de vacinas semanalmente.
“Existe a previsão de chegar um pouco em cada semana, isso tem facilitado para que na aplicação da vacina, não haja aglomeração”, ressaltou o secretário. “Dentro do contexto que temos feito, até o momento não tivemos nenhuma paralisação e dentro daquele cronograma que o Ministério nos passa, apesar de reduzir as doses em relação ao cronograma inicial, nós temos conseguido manter a continuidade sem que haja nenhum tipo de suspensão”, afirma Alexandrino.
De acordo com o Painel da Covid-19 de Goiás, referente à primeira dose, foram aplicadas 247 mil vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 63 mil pessoas até esta terça-feira (09). Além disso, Goiás já recebeu 514.480 doses, sendo 395.480 da CoronaVac e 119 mil da AstraZeneca. As novas doses serão divididas e cerca de 34 mil vão ser distribuídas aos municípios, já que metade fica retida para aplicação da segunda dose.
Leitos de UTI
Na manhã desta quarta-feira (10), o mapa de leitos do Governo de Goiás aponta que 98% dos leitos de UTI estão ocupados, mas esse número chegou a 100% nesta terça-feira, pela primeira vez na pandemia. Os leitos de enfermarias estão em 88% de ocupação. “As nossas UTIs estão cheias, ao longo do dia chegam a 100%, as UTIs privadas também estão cheias”, alertou o secretário.
A expectativa é de que ainda nesta semana, Aparecida de Goiânia abra mais 100 leitos de UTI, assim como Goiânia, como tem ocorrido no Hospital das Clínicas da UFG. Em Iporá, 10 leitos serão inaugurados em alguns dias. “Dentro de dois dias, o tanque de oxigênio que está deslocando para o Hospital de Uruaçu, vai proporcionar que possamos abrir 186 leitos que são servir a toda região Centro-Norte de Goiás”, afirmou.
Leia mais: Aparecida estrutura mais 100 leitos hospitalares para combate à pandemia