28.8 C
Goiânia
sexta-feira, 26, abril 2024
- Anúncio -

Se eleito, Elias Vaz diz que pretende tomar posse da gestão do transporte público

Em 2008, a concessão do transporte coletivo passou a ser operada em modalidade consorciada com a RedeMob Consórcio, responsável pela gestão dos terminais de integração, planejamento operacional e monitoramento da operação.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Em entrevista ao Jornal Bandeirantes desta quinta-feira (03), o pré-candidato a prefeito de Goiânia, Elias Vaz (PSB), disse que pretende tomar posse da gestão do transporte público, em Goiânia, caso seja eleito. Atualmente, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) é gerida pela RedeMob Consórcio, que reúne cinco concessionárias.

De acordo com Vaz, a ideia é tomar a gestão do sistema da mão das empresas e com isso, a prefeitura tomaria conta do caixa. “Temos uma desconfiança até pelo histórico do transporte coletivo nacionalmente falando”, comenta. Segundo Vaz, a proposta é acabar com a desconfiança em relação aos lucros e prejuízos das empresas, assim como se o valor da tarifa cobrado está sendo justo.

“A nossa proposta é acabar com tudo isso, é o poder público realmente exercendo seu papel de gestão, é nós assumirmos o caixa, ou seja, a prefeitura vai ter conhecimento pleno do que recebe e aí remunerar as empresas por meio do quilômetro rodado”, diz.

“Quanto mais viagens as empresas fizerem, quanto mais ônibus elas tiverem, mais elas vão receber. Não interessa o número de passageiros que ela vai transportar”, afirma o deputado, que entra pela primeira vez na disputa pela Prefeitura de Goiânia. “Fazemos uma vinculação distinta, onde a relação com as empresas passam a ser diferentes e o interesse público é que vai prevalecer”, completa.

Gestão das empresas

A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos é operada pelo RedeMob Consórcio que reúne cinco concessionárias. As empresas venceram o processo de licitação das linhas do sistema com exceção do Eixo Anhanguera, realizado em 2007 e que estabeleceu novas regras para a operação em Goiânia e cidades integradas.

As concessionárias são: Rápido Araguaia Ltda; HP Transportes Coletivos Ltda; Viação Reunidas Ltda; Cootego- Cooperativa de Transporte do Estado de Goiás; Metrobus Transporte Coletivo S.A.

Ouça e entrevista completa com o pré-candidato a prefeito de Goiânia, Elias Vaz (PSB):


Leia mais: MP investiga desvio de R$ 10 milhões envolvendo o deputado Iso Moreira e família

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -