A produção de grãos em Goiás deve atingir um novo recorde em 2025. De acordo com dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgados nesta quarta-feira (10) pelo IBGE, o estado deve colher 38,4 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas no próximo ano. O volume representa um crescimento de 19% em relação a 2024, quando a produção foi de 32,3 milhões de toneladas.
Esse resultado positivo é impulsionado principalmente pelo aumento da área plantada e pela melhora na produtividade média das lavouras. A área colhida deve passar de 7,8 para 8,1 milhões de hectares, um avanço de 3,7%.
Os principais destaques da estimativa são os aumentos na produção de feijão (primeira e terceira safras), milho (primeira e segunda safras), soja e trigo. “Embora a área plantada tenha diminuído, os produtores goianos devem alcançar um aumento de 25% no rendimento médio do trigo. Esse avanço ocorre graças ao uso de tecnologias e manejos mais eficientes.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Após críticas, Iphan investigará restauração de imagem de Nossa Senhora das Dores em Pirenópolis
Para o secretário estadual de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende, o cenário é animador e mostra a força do setor no estado. “É uma estimativa bastante positiva, que confirma o bom desempenho do agro goiano e o resultado dos investimentos em tecnologia, gestão e infraestrutura no campo”, afirmou.
Ainda segundo o secretário, o crescimento reforça a vocação agrícola de Goiás. “Esse avanço mostra a confiança do produtor, a força do nosso agro e o impacto direto na geração de renda e empregos em todo o estado”, concluiu.