RMTC aumenta frota de ônibus, mas aglomerações são registradas

A Região Metropolitana de Goiânia, recebeu um acréscimo de 174 veículos nesta segunda-feira (08).

0
Frota de ônibus Goiânia
À Bandeirantes, ouvintes relataram filas no Terminal Bandeiras, localizado no Jardim Europa e dentro dos ônibus que iniciaram viagem no local. Foto: Reprodução ouvinte)

Em nota enviada à imprensa, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC), informou que a frota dos ônibus que operam na Região Metropolitana de Goiânia (RMG), recebeu um acréscimo de 174 veículos nesta segunda-feira (08). O decreto nº 1.757, da Prefeitura de Goiânia, estabelece que os ônibus devem limitar o transporte apenas aos passageiros sentados.

Cerca de 826 veículos são disponibilizados normalmente, conforme Boletim do Transporte. Os ônibus a mais são da “frota extra e da frota reserva, que passaram por uma completa revisão nos últimos dias”, informou a companhia. De acordo com o texto, as empresas ainda trabalham para inserir novos veículos no sistema durante os próximos dias.

Apesar do aumento no número de veículos, aglomerações foram registradas nesta segunda, em diversos pontos e terminais de Goiânia. Além disso, os ônibus viajaram com pessoas em pé, em descumprimento do decreto. À Bandeirantes, ouvintes relataram filas no Terminal Bandeiras, localizado no Jardim Europa e dentro dos ônibus que iniciaram viagem no local.

Mais pontos na Avenida T-7

Em meio a polêmica do funcionamento do transporte coletivo, a Prefeitura de Goiânia, instalou 30 pontos de ônibus no Corredor Preferencial T-7. Ao todo, serão 57 novas estruturas em toda extensão da Avenida T-7. Pelo local, passam 13 linhas de ônibus que, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), terão mais fluidez para transitar.

Isto porque o corredor contará com um sistema semafórico inteligente que dará maior fluidez ao trânsito de pessoas e veículos, evitando congestionamentos, gerenciado pela Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) e pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. Os dutos para a instalação de fibra óptica, que farão a conexão do sistema de monitoramento e semáforos inteligentes já foram implantados.

O trajeto passa pela Rua Dona Gercina Borges Teixeira, no Centro, Avenidas Assis Chateaubriand, T-7, C-4, C-12, C-17, Araxá, Avenida Belo Horizonte até o Terminal Bandeiras. Ao todo, 11 bairros e 182 mil passageiros que transitam diariamente pelo local, serão beneficiados.


Leia mais: Ocupação dos leitos de UTI em Goiás e Goiânia chega a 99% nesta segunda-feira