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sexta-feira, 22, novembro 2024
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Regularização do CPF: Delegado da Receita Federal orienta que pedidos sejam feitos por e-mail

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A busca pela regularização do CPF na Receita Federal continuam provocando filas nas agências da instituição em Goiás. Em entrevista ao Jornal Bandeirantes, o delegado da Receita Federal em Goiás, José Aureliano Ribeiro de Matos, afirmou que os atendentes já conseguiram regularizar mais de 2 mil solicitações que chegaram por e-mail entre a última sexta-feira (10) e domingo (12). Porém, esse quantitativo ainda não foi o suficiente para a alta demanda do serviço.

A regularização do documento é uma condição importante para que se tenha acesso ao cadastro do auxílio emergencial de R$ 600 reais estabelecido pelo governo federal.

Segundo Matos, há uma preocupação de todo o órgão em não gerar aglomerações e com isso não ajudar na propagação do novo coronavírus aos servidores e também na população geral.

“Há um canal virtual para regularização através do e-mail, as vezes a pessoa pode ter dificuldade e estamos orientando que passe um e-mail de algum amigo ou parente para que ele possa anexar os documentos para que a Receita possa atendê-lo”.

O encaminhamento do pedido deve ser enviado pelo endereço eletrônico: [email protected] junto com documentos pessoais, título eleitoral, comprovante de endereço e uma selfie do solicitante junto com um documento que o comprove como titular.

Segundo o delegado, várias regularizações pelo canal não puderam ser concluídas porque o contribuinte não anexou os documentos. Além disso, ele lembrou que os dados da Caixa podem demorar até dois dias para serem atualizados e a situação regularizada entre o banco e a Receita.

De acordo com o Matos, a maioria dos problemas são equívocos no nome, data de nascimento, incompatibilidade no nome da mãe, ausência de informação da naturalidade e problemas eleitorais. Segundo ele, antes da abertura do cadastro para o benefício foi pedido pela Receita que algumas informações não precisassem ser complementares, já prevendo um alto número de transtorno. Porém, o banco seguiu com o cadastro completo.

O delegado também explicou que boa parte do quantitativo dos servidores está trabalhando remotamente por estarem no grupo de risco, portanto, as solicitações virtuais são importante para que o trabalho tenha rendimento. Atualmente, há uma triagem já na fila formada na porta da Receita para que alguns documentos já sejam digitalizados e o serviço antecipado pelos servidores que estão realizando o trabalho retomo.

“Estamos fazendo uma força tarefa para que as pessoas possam resolver as questões mais rápido possível e poder exercer seu direito perante o auxílio emergencial”, finalizou o delegado.

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