Ranking coloca Aparecida no topo das cidades mais competitivas do Brasil

Data:

Aparecida de Goiânia é uma das três cidades brasileiras que mais criam condições para impulsionar o desenvolvimento do município. A conclusão é do Centro de Liderança Pública (CLP) que, publicou a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios. Aparecida figura ao lado de Balneário Camboriú (SC) e Curitiba (PR) na liderança do grupo de cidades com o poder público mais fortalecido.

“Esse resultado mostra que os nossos governos em Aparecida, principalmente nos últimos 12 anos, com as gestões do ex-prefeito Maguito Vilela, têm um compromisso muito forte com a transparência e o uso racional dos recursos públicos. Já havíamos conquistado colocações bastante expressivas nos índices da Firjan. Agora, esse ranking cristaliza o bom desempenho que a Prefeitura de Aparecida tem alcançado tanto em eficiência da administração pública quanto em sustentabilidade fiscal”, comenta o prefeito Gustavo Mendanha.

No ranking, Aparecida se destaca nacionalmente pela avaliação positiva no quesito instituições. É um segmento em que as cidades com melhor colocação carregam as notas mais altas nos aspectos de trabalho regulatório das prefeituras, eficiência da máquina pública, boa gestão fiscal e presença ativa da sociedade civil nas ações municipais. Aparecida é o único município goiano entre os cinco melhores desse grupo.

O levantamento do Centro de Liderança Pública projeta Aparecida também como o 9º município do país mais bem-sucedido em sustentabilidade fiscal. Nessa temática, especificamente, são avaliados a dependência fiscal, taxa de investimento, despesa com pessoal e o grau de endividamento da cidade.

Eficiência da máquina pública

A sustentabilidade fiscal é um dos dois pilares que dão base para as notas atribuídas aos municípios no quesito instituições. O outro é o funcionamento da máquina pública. Aparecida figura na posição 43 de 405 municípios avaliados, todos eles com mais de 80 mil habitantes.

Para alcançar essa colocação, Aparecida superou outras 362 cidades, obtendo notas mais altas na pontuação do custo da função administrativa, custo da função legislativa, tempo para abertura de empresas, qualificação do servidor e transparência municipal.


Leia mais: PC prende homem que ameaçou Adriana Accorsi em rede social; acusado morava no Acre

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Governo de Goiás seleciona mais de R$ 3,7 milhões em propostas no PAA Leite 2026

As organizações selecionadas estão nos municípios de Ipameri, Ceres, Cocalzinho de Goiás e Jataí, com atuação voltada à cadeia leiteira da agricultura familiar

Prefeitura de Goiânia realiza blitz educativa contra abuso e exploração sexual infantil na Rodoviária

Durante a mobilização, equipes distribuíram materiais informativos e reforçaram os canais de denúncia disponíveis para a população

TCE-GO dá prazo para Detran aplicar multas por falta de exame toxicológico em motoristas profissionais 

Além disso, o Detran terá 30 dias para apresentar ao tribunal um cronograma com as medidas que serão adotadas

Goiás Social e OVG abrem inscrições para voluntários no Centro de Apoio aos Romeiros de Trindade 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela Plataforma do Voluntariado da OVG, no site da instituição