29.8 C
Goiânia
domingo, 16, novembro 2025

Produção de melancia atinge recorde em Goiás em 2024 e consolida estado na liderança do país

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Goiás alcançou em 2024 um novo recorde na produção de melancia e manteve a liderança nacional da cultura, segundo dados do IBGE. Foram colhidas 270,5 mil toneladas, volume que representa crescimento de 9,6% na série histórica da última década. O valor gerado pela produção também atingiu o maior patamar já registrado: aumento de 134,9% no período, totalizando R$ 273,3 milhões.

De acordo com a Inteligência de Mercado Agropecuário da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa), os resultados são consequência dos investimentos em melhoramento genético, principalmente para atender à demanda por melancias sem sementes — variedade que exige maior padrão de qualidade, doçura e vida útil. Essa modernização amplia a competitividade dos produtores e abre espaço para mercados mais exigentes, tanto no varejo interno quanto nas exportações.

O secretário da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, afirma que o bom desempenho reforça o papel da fruticultura no desenvolvimento do estado. “Esses resultados mostram a capacidade do produtor goiano de inovar, investir em tecnologia e alcançar eficiência. O Governo de Goiás tem atuado com políticas públicas, como o Crédito Social e o FCO Rural, para ampliar a inclusão produtiva no campo”, destaca.

Municípios em destaque

Uruana segue como principal polo da melancia em Goiás, responsável por 32,6% da produção estadual. Jussara retomou o cultivo e assumiu a segunda posição no ranking, enquanto Santa Fé de Goiás foi o município que mais cresceu na comparação com o ano anterior, dobrando sua produção.

Leia Mais: Com apoio da Goinfra, Natal do Bem oferece 12 mil vagas e rotas de acesso reorganizadas

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Exportações em alta

Entre janeiro e setembro de 2024, Goiás registrou o maior valor exportado de melancia dos últimos seis anos, com US$ 270,1 mil. A produção ainda atende majoritariamente ao mercado interno, mas o desempenho indica que Goiás deve ampliar sua presença no comércio internacional.

Os principais destinos seguem sendo países do Mercosul — Argentina, Paraguai e Uruguai. Em 2025, os Emirados Árabes Unidos passaram a figurar entre os compradores e, até agora, são o mercado que melhor remunera a tonelada exportada.

Mais informações

Os dados completos sobre a produção de melancia e outras cadeias agropecuárias estão na 74ª edição do Agro em Dados, informativo mensal da Seapa. A publicação pode ser consultada no site oficial da pasta.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -