25.8 C
Goiânia
quinta-feira, 28, março 2024
- Anúncio -

Procon: itens de materiais escolares têm variação de até 299%

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Procon Goiás divulgou nesta quinta-feira, 9, a pesquisa de preços sobre itens de material escolar. O levantamento averiguou os valores de 122 itens que fazem parte das listas entregues pelas escolas em 10 papelarias de Goiânia e constatou variação de até 299% em alguns objetos.

Segundo a pesquisa, a maior diferença verificada foi na régua acrílica de 30 cm da marca Acrimet. Este produto foi encontrado a R$ 1,00 em um estabelecimento e a R$ 3,99 em outro, diferença de 299%. Já uma Caneta Marca Texto tem variação de 154,89%  entre um estabelecimento e outro.

Comparando os preços médios dos produtos que foram analisados no passado e que permaneceram na pesquisa atual, houve uma redução média nos preços de 4,22%. E em relação a itens individuais há uma redução até mais expressiva, chegando a 48,44% em alguns intens.

O Procon afirma que além das informações de preços, o relatório da pesquisa também tem o propósito de orientar os consumidores a respeito dos abusos praticados por algumas instituições de ensino com a inclusão de produtos proibidos na lista.

Abusos

Segundo o órgão, por materiais de uso coletivo que não será utilizado no processo didático-pedagógico é considerado prática abusiva, pois onera excessivamente o consumidor. O Procon oriente que quando surgir dúvida sobre algum item, questione junto à escola para qual finalidade ele será utilizado.

A escola também não pode exigir marca, modelo ou determinar o local da compra do material escolar. Cabe aos pais adquirirem os produtos nos estabelecimentos de sua preferência.

Leia mais:

Procon: mensalidade escolar apresenta reajuste médio de 12,28% em Goiânia

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -