24.8 C
Goiânia
quinta-feira, 2, maio 2024
- Anúncio -

Primeira reunião do Agenda Aparecida 2050 tem sugestões para segurança pública

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou no último sábado (23), a primeira reunião do Agenda Aparecida 2050. Foram reunidos centenas de moradores do Jardim Tiradentes, Cidade Livre e região para exporem suas ideias no projeto. O 1º fórum foi pautado no tema segurança pública e qualidade de vida.

Entre as sugestões para melhoria na segurança pública estão a criação de áreas de proteção escolar, a revitalização de espaços públicos de lazer, a melhoria do sistema de iluminação nas ruas da cidade e a implementação de canais de comunicação com a Guarda Civil Municipal para denunciar movimentações suspeitas estão entre as principais sugestões de melhoria na segurança pública levantadas na abertura do Agenda Aparecida 2050.

O secretário municipal de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido, e a delegada titular da Delegacia Regional de Aparecida de Goiânia, Cybelle Tristão, estavam presente e interagiram com a comunidade no painel inaugural do Agenda Aparecida 2050, além do prefeito Gustavo Mendanha (MDB), que enalteceu a iniciativa do projeto de envolver a população nesses debates.

Gustavo afirmou que a elaboração do planejamento estratégico de Aparecida para os próximos 30 anos envolverá toda a sociedade aparecidense. “Nós vamos ter uma bússola que vai dar o caminho para o que precisa ser feito. Espero que aqueles prefeitos que virão, quando eu deixar a Prefeitura, possam aproveitar muito bem esse material para aplicar todas as ações, que serão muito importantes para o futuro de Aparecida e das próximas gerações”, acrescentou o prefeito.

Tecnologia

O secretário Roberto Cândido lembrou que a Guarda Civil Municipal tem desenvolvido um trabalho preventivo e de conscientização dos moradores em relação a segurança pública. Campanhas de combate ao uso do cerol e palestras ministradas para crianças sobre a importância de zelar do patrimônio público são algumas das ações que ele citou.

Proteção escolar

Em pesquisa realizada pelo Instituto Fortioli no mês passado, a pedido do jornal O Popular, 59 mil moradores da região do Tiradentes/Cidade Livre elegeu a segurança como principal ponto a ser melhorado na localidade. O levantamento mostrou que 82% dos entrevistados desses bairros se sentem inseguros ou muito inseguros.

Para mudar esse cenário, a delegada Cybelle Tristão sugeriu a criação de mais espaços de lazer e esportes para os jovens da região. “Quando eu falo que a segurança pública é algo muito complexo, é porque a gente tem que avaliar que o crime acontece quando o ambiente é propício também”, comentou Cybelle.

A proposta de criar áreas de proteção escolar também é da delegada. Cybelle entende que, para evitar a entrada de alunos com drogas, bebidas alcoólicas e armas, a Guarda Civil e a Polícia Militar deveriam fazer um cinturão de segurança no perímetro de 200 metros ao redor das unidades de ensino. E nesse espaço, seria proibido a instalação de bares e distribuidoras de bebidas, ambientes que a polícia considera de risco para crianças e adolescentes.

No decorrer do Agenda Aparecida 2050 serão visitados 165 bairros das macrorregiões do Santa Luzia, Vila Brasília, Papillon Park, Garavelo e Central, além do Tiradentes/Cidade Livre.

Leia mais:

Região da 44 deve movimentar R$ 1 bilhão até o fim de dezembro

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -