Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros

Data:

O presidente Jair Bolsonaro descartou neste sábado (21), em sua conta no Twitter, a edição de medida provisória (MP) para tributar compras feitas no exterior por meio de plataformas na internet. Atualmente, a isenção de Imposto de Importação ocorre para encomendas de até US$ 50. No entanto, o benefício só é concedido se a remessa ocorrer entre duas pessoas físicas, sem fins comerciais.

“Não assinarei nenhuma MP para taxar compras por aplicativos como Shopee, AliExpress, Shein etc como grande parte da mídia vem divulgando. Para possíveis irregularidades nesse serviço, ou outros, a saída deve ser a fiscalização, não o aumento de impostos”, escreveu Bolsonaro, na postagem.

Segundo o secretário Especial da Receita Federal, Júlio César Gomes, em entrevista ao programa Brasil em Pauta da TV Brasil, no início deste mês, muitos vendedores se fazem passar por pessoas físicas quando, na verdade, são empresas constituídas para se valer de isenções, o que constitui fraude. Gomes chamou esses aplicativos de “camelódromos virtuais”. Segundo ele, hoje o Brasil recebe cerca de 500 mil dessas encomendas por dia.

De acordo com o secretário, a Receita Federal está intensificando o combate a bens contrabandeados ou que burlam as regras tributárias vigentes por meio de um programa de rastreabilidade fiscal recém-lançado. Na entrevista, o secretário também afirmou que estava em estudo a edição de uma medida provisória com foco nos “camelódromos virtuais”.


Leia mais: Grande número de denúncias antecipa o lançamento da Operação Pipa sem Cerol, em Goiânia

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Luis Cesar Bueno critica extremismo e comenta cenário político em Goiás

Coordenador da campanha de Lula em Goiás foi entrevistado no Manhã Bandeirantes e falou sobre manifestações, medidas econômicas, Banco Master e articulações políticas

Governo de Goiás divulga resultado final do concurso para auditor fiscal

Concurso da Secretaria da Economia recebeu 23,5 mil inscrições e ofereceu 50 vagas imediatas e 25 para cadastro de reserva; 78 candidatos foram habilitados

Senado aprova fim da escala 6×1 e jornada de 40 horas semanais

PEC recebeu 75 votos favoráveis e um contrário nos dois turnos; texto prevê dois dias de descanso por semana, sem redução salarial, e segue para promulgação

Gol encerra voo direto entre Goiânia e Brasília em 2027

Última viagem está prevista para 31 de janeiro; companhia atribui cortes na malha aérea ao aumento do combustível e manterá outras operações em Goiás