O projeto “Copa Scratch: criando jogos e animes de forma divertida” teve inicio no dia oito de agosto e termina no dia 31.
Segundo os organizadores, o objetivo é estimular o interesse dos alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental para o pensamento computacional, demonstrando que a programação faz parte da realidade dos estudantes e das diferentes áreas de conhecimento.
O coordenador do Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira Júnior exlpica que as oficinas são conduzidas por estudantes bolsistas/monitores, com o apoio de professores do IFG Câmpus Goiânia, IFG Câmpus Senador Canedo e pelos assessores de tecnologia educacional da SEMEC/Senador Canedo.
“O projeto representa uma oportunidade de aprendizado de programação a partir do uso do software Scratch, metodologias ativas e a interdisciplinaridade.” afirma.
Ainda de acordo com Silveira, a proposta oferece aos alunos importantes possibilidades no conhecimento.
“O estudante assume o papel de protagonista do seu próprio aprendizado ao ter a liberdade de desenvolver um projeto de jogo ou anime com sua equipe, propiciando o desenvolvimento de diversas habilidades.” pontua.
O projeto está sendo desenvolvido em duas instituições de ensino: Escola Municipal Luzia Maria de Siqueira e na Escola Municipal Pastor Albino Gonçalves Boaventura e oito oficinas, sendo elas: planejamento, personagens, animações, cenários, interações com sons, interações entre personagens e objetos, integração e avaliação do projeto. Além disso, é utilizado a ferramenta Scratch e metodologias ativas de desenvolvimento de jogos e gamificação.
Leia mais: Vitor Hugo critica Regime de Recuperação Fiscal feito na gestão de Ronaldo Caiado