19.8 C
Goiânia
quarta-feira, 2, julho 2025
- Anúncio -

Prefeitura de Goiânia retoma agendamentos de mais de 350 mil exames deixados fora da fila de regulação 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) iniciou nesta semana o agendamento de exames eletivos que haviam sido deixados sem andamento pela gestão anterior. Segundo a pasta, cerca de 355 mil solicitações de exames laboratoriais e ultrassonografias estavam fora da fila oficial de regulação, mesmo sem terem sido realizadas. 

A descoberta ocorreu após uma denúncia na Ouvidoria da secretaria. Uma paciente reclamou que aguardava uma ultrassonografia há meses, mas seu pedido não constava no sistema. A partir disso, a SMS investigou o caso e localizou os exames esquecidos em uma “nuvem” no sistema utilizado pelo Complexo Regulador Municipal. 

“Muitos pedidos estavam duplicados ou até triplicados. Acreditamos que tenham sido retirados da fila para serem realizados por meio de algum programa, mas a iniciativa foi abandonada e os pacientes ficaram sem resposta”, explicou o secretário Luiz Pellizzer. 

Leia Mais: 22º Grande Arraial de Goiânia reúne mais de 150 mil pessoas e arrecada 100 toneladas de alimentos      

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Exames de 2022 e 2023 ficaram parados 

De acordo com a superintendente de Regulação, Avaliação e Controle, Paula dos Santos Pereira, os pedidos são majoritariamente de anos anteriores, com foco em exames laboratoriais e ultrassonografias. Ela destaca que o retorno dos pacientes ao fluxo regulatório fez disparar os números nas filas de espera. 

Atualmente, a SMS registra 122.906 pedidos de ultrassonografia e 11.400 exames laboratoriais na fila. A secretaria também já acionou o Ministério Público e solicitará que municípios com pactuação de exames com a capital atualizem os cadastros dos pacientes. 

Ampliação nos agendamentos e alerta à população 

Para acelerar o atendimento, a secretaria ampliou em 60% a capacidade de agendamentos e já está em processo de contratação de novos prestadores de serviço. Luiz Pellizzer fez um apelo à população para que mantenha os dados atualizados e fique atenta aos contatos da SMS. 

“Pedimos que os pacientes atendam ligações, mesmo que de números desconhecidos, pois podem ser agendamentos de exames. E mantenham o telefone correto no cadastro para que não percam a vaga”, reforçou o secretário. 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -