A Prefeitura de Goiânia entrega na tarde desta terça-feira (28) um novo trecho de 1,4 km da Avenida Leste-Oeste, entre a Rua 200, no Setor Leste Vila Nova, e a Rua 74, no Setor Norte Ferroviário. Para a obra, orçada em R$ 12 milhões, foi realizada a rede de drenagem, terraplanagem, viaduto, pavimentação, meio-fio e sinalização horizontal e vertical.
Sobre a Marginal Botafogo, será inaugurado o Viaduto da Moda, batizado com o nome de Regina Pimenta Peixoto Moura, em homenagem a uma das pioneiras da Região da 44, já falecida. A estrutura é feita em concreto armado com 61 metros de extensão, 26 metros de largura e três pistas em cada sentido de 3,30m, com guarda corpo e duas faixas de segurança (calçada) de 2 metros de largura.
Do lado do Setor Norte Ferroviário, a via de acesso da Avenida Contorno para a Marginal Botafogo terá 190 metros de extensão com 7 metros de largura e do outro lado da via, da Marginal Botafogo para a Avenida Contorno, serão 160 metros de comprimento por 8 metros de largura. Essas duas alças de acesso terão duas faixas para veículos, além de calçadas que variam de 1,5m a 3m de largura.
Benefício para o comércio
De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana de Goiânia, Fausto Sarmento, a obra é “mais uma garantia da boa temporada” de Natal que começa agora para os comerciantes dessa região. “Estamos felizes em poder presentear a cidade com esse trecho ligando duas partes do município, que antes eram separadas pela Marginal Botafogo. Garantimos assim um trânsito melhor, com mais fluidez”, explica.
Com esses trechos liberados, o motorista que sai do viaduto, já na altura da Avenida Contorno, pode seguir em linha direta atravessando a Rua 44 e passando pelas praças do Trabalhador e da Estação, onde cruza com o Corredor de Ônibus BRT Norte-Sul, na Avenida Goiás Norte, até chegar a Rua 74, atrás da Câmara Municipal de Goiânia, onde também foi feita uma intervenção para ligação da Avenida Leste-Oeste.
Próxima etapa
Com a finalização desse trecho a ser inaugurado, as obras serão concentradas no trevo da Avenida Laurício Pedro Rasmussen com a Leste-Oeste e o viaduto sob a BR-153, que já foi liberado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e será uma alternativa segura para desafogar o trânsito da Avenida Anhanguera.
Leia mais: Vereador protocola ação para evitar antecipação de eleição da Mesa Diretora da Câmara de Goiânia