Prefeitura de Goiânia envia projeto que reajusta salários de servidores da Educação em 5,4%

Data:

O prefeito em exercício de Goiânia, Anselmo Pereira, encaminhou à Câmara Municipal, nesta segunda-feira (11), um projeto de lei que prevê reajuste de 5,4% nos salários e benefícios dos servidores da rede municipal de Educação. 

Segundo a prefeitura, o reajuste será aplicado a partir de 1º de maio de 2026 e acompanha a atualização do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério Público da Educação Básica. A medida beneficia servidores previstos na Lei nº 7.997, de 20 de junho de 2000. 

Além dos salários, também serão reajustados no mesmo percentual os benefícios: 

  • Gratificação de Regência de Classe;  
  • Auxílio Locomoção;  
  • Gratificação pelo Exercício de Atividades de Pesquisa, Capacitação e Técnico-Educacionais Especializadas.  

Em nota, Anselmo Pereira afirmou que a gestão busca manter o diálogo com os profissionais da Educação e reforçou a política de valorização da categoria adotada pela administração municipal. 

“O prefeito Mabel tem transformado a Educação em Goiânia e isso passa, sem dúvidas, pela valorização e reconhecimento dos servidores. Esta é mais uma medida desta gestão dentre tantos avanços já assegurados”, declarou. 

Em Assembleia do SINTEGO, trabalhadores/as da Educação definem passos da  luta pela valorização em Goiânia - Sintego

Greve dos administrativos 

O envio do projeto ocorre no mesmo dia em que o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) determinou que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) mantenha ao menos 70% dos servidores administrativos da rede municipal em atividade durante a paralisação prevista para começar nesta terça-feira (12). 

A Justiça também proibiu ações que impeçam o funcionamento das escolas e determinou a manutenção prioritária da alimentação escolar e das unidades de educação infantil. 

Investimentos na Educação 

A prefeitura afirma que herdou uma rede com déficit de vagas na Educação Infantil, problemas estruturais e falta de servidores. Entre os avanços apresentados pela gestão estão: 

  • criação de 10 mil vagas na Educação Infantil;  
  • conquista do Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização, do MEC;  
  • reconhecimento do Inep na área de alfabetização.  

Segundo a administração municipal, em 2025 foram investidos R$ 2 bilhões na rede municipal de ensino, sendo R$ 1,7 bilhão destinados à folha de pagamento. 

A gestão também destaca o pagamento do piso salarial nacional dos professores, data-base dos administrativos, auxílio de R$ 850 para servidores administrativos e bônus de R$ 5 mil a R$ 10 mil pagos no fim do ano passado.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Alemanha, Costa do Marfim e Equador avançam no Grupo E; Curaçao se despede

O Grupo E da Copa do Mundo 2026 foi...

Holanda vence Tunísia, Japão empata com Suécia e será adversário do Brasil na Copa do Mundo

A Suécia, com quatro pontos, garantiu classificação entre os melhores terceiros colocados

Estados Unidos lideram Grupo D apesar da derrota para a Turquia; Austrália também avança à próxima fase

Os Estados Unidos terminaram na liderança do Grupo D...

Brasil encara o Japão no primeiro desafio do mata-mata, no dia 29, às 14h, em Houston

O confronto marca o início do mata-mata para a equipe comandada por Carlo Ancelotti, que terminou a fase de grupos na liderança da Chave C