Prefeitura de Goiânia alerta população para não cair em golpes pelo WhatsApp

Crimes pela internet aumentaram nesse período de pandemia da covid-19

0
Foto: print/prefeitura de Goiânia.

A prefeitura de Goiânia alerta a população para tomar cuidado com um novo golpe que está sendo aplicado via aplicato WhatsApp. A informação foi divulgada neste domingo (2), pelas redes sociais.

De acordo com a prefeitura, os criminosos tentam ludibriar as pessoas se passando por funcionários da gestão municipal e informam que o motivo do contato é para resolver algum problema administrativo das possíveis vítimas, no entanto a finalidade é aplicar o golpe.

“A tentativa de fraude consiste em pedir o número de telefone e solicitar um código que permite instalar o WhatsApp em outro aparelho”, explicou.

A prefeitura acredita que os golpistas agem desta forma devido aos projetos que vem sendo divulgados pelo poder público e que alcança um alto número de pessoas na capital. Por exemplo, o Renda Família que já tem mais de 10 mil pessoas cadastradas. A prefeitura afirma que não pede senhas e nem códigos por mensagens.

“Fique atento, não solicitamos informações/códigos por meio de mensagens ou por telefone”, alerta.

Ainda de acordo com a prefeitura, todas as medidas junto à equipe de tecnologia da gestão estão sendo tomadas, via justiça, para punir os culpados e tirar os perfis do ar.

“Todas as medidas cabíveis já foram tomadas na justiça para tirar o perfil do ar e punir os responsáveis”, concluiu.

Especialistas alertam também que este período de pandemia da covid-19 fez crescer o número de casos de golpes aplicados pela internet. E avisam às pessoas a se precaverem para não serem vítimas de criminosos que cada vez estão mais sofisticados nesses crimes.


Leia mais: Remessa de 3,8 milhões de doses da Oxford/AstraZeneca chegará ao Brasil