Prefeitura de Goiânia abre mais 30 leitos de UTI

0
Goiânia terá mais 30 leitos para UTI exclusivos para covid-19. Foto: divulgação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) anunciou nesta segunda-feira (8) a abertura de 30 leitos de UTI destinadas ao tratamento da covid-19. Segundo a pasta, os leitos já estarão à disposição a partir desta terça-feira (9), no Hospital das Clínicas (HCC).

Para tornar essa ampliação possível, a prefeitura teve que abrir edital de chamamento emergencial de profissionais de saúde de várias áreas para que o sistema funcione e o atendimento à população na pare em meio ao crescimento dos casos de coronavírus.

O edital da prefeitura foi publicado na última sexta-feira (5). A Secretaria de Saúde teve que receber os profissionais durante esse final de semana para o preenchimento das vagas.

A pasta abriu 118 vagas de UTI exclusivas para tratamento da covid-19 em dois meses, o maior número registrado para a categoria até hoje. Contudo os números acabam não sendo suficientes tendo em vista o crescimento de casos da doença nos últimos dias. O prefeito Rogério Cruz e o secretário Durval Pedroso anunciaram na semana passada mais 100 leitos, 50 para UTI e 50 para enfermaria.

Os gestores explicaram também que novas aberturas de leitos, especialmente de UTI, demanda não só espaço físico e equipamentos, mas principalmente recursos humanos. Foi por isso que houve, segundo a gestão, o edital para o chamamento emergencial de profissionais da saúde.

Neste fim de semana, a taxa de ocupação de leitos em Goiânia chegou a 98%. Este alerta em Goiânia e em cidades da Região Metropolitana fez com que os prefeitos prorrogassem o fechamento do comércio por mais sete dias.