A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio das secretarias de Segurança Pública, Meio Ambiente (Semma), Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e Transporte (SMTA), aplicou multa de R$ 30 mil a um motorista flagrado descartando irregularmente entulho de construção civil na via pública. O caso ocorreu no último dia 11 de outubro, na Avenida Graça Aranha, no Jardim Buriti Sereno, quando parte da carga caiu sobre a pista e o canteiro central.
O sistema de videomonitoramento identificou o flagrante e permitiu que as equipes da Guarda Civil traçassem a rota do caminhão. Elas acompanharam o veículo desde a entrada no município até o ponto de despejo irregular. O trabalho contou com o apoio da SMTA e da Secretaria de Meio Ambiente, resultando na identificação completa do veículo e do proprietário.
“Desde o primeiro dia da nossa gestão estamos trabalhando para manter a cidade limpa e coibindo quem insiste no descarte irregular”, afirmou o prefeito Leandro Vilela. Ele ressaltou que, em apenas oito meses, a cidade retirou mais de 50 mil toneladas de entulho das ruas.
O inspetor Sobral, comandante da Guarda Civil Municipal, destacou a eficiência do sistema de videomonitoramento e o trabalho técnico realizado para responsabilizar o infrator. Já a secretária de Meio Ambiente, Pollyana Borges, reforçou que o descarte irregular é crime ambiental. Ela afirmou que as autoridades vão punir todos os responsáveis conforme a lei.
Leia Mais: Governo de Goiás promove Feirão de Empregos no Shopping Flamboyant com mais de 1.000 vagas
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok
Operação Aparecida Limpa
Desde o início da operação Aparecida Limpa, a Prefeitura realizou 7.523 viagens de caminhões para o descarte correto de resíduos. As equipes também executaram ações de roçagem, limpeza e fiscalização ambiental em todos os setores da cidade. O município alerta que quem descumprir a lei pode receber multa de até R$ 50 mil. As denúncias devem ser feitas pelos números (62) 3238-7243, (62) 98459-1661 ou pelo 153.