A prefeitura da Cidade de Goiás publicou novo decreto nesta terça-feira (11) com novas restrições para atividades econômicas e eventos em locais públicos e privados, além da implantação do “toque de consciência”, ou seja, a proibição das pessoas nas ruas da cidade entre 1h e 6h da manhã.
Segundo o texto da gestão municipal, a finalidade se faz necessária devido à preocupação de proteção da coletividade.
“Fica determinado o toque de consciência, que consiste no recolhimento domiciliar compulsório, diariamente, a paritr de 1h até às 6h em todo o município do território de Goiás, ficando proibida a circulação de pessoas em logradouro público municipal”, diz trecho do documento.
O novo decreto tem validade desde ontem, terça-feira (11), quando foi divulgado pelo Executivo e vale até o dia 26 de janeiro. Fica também proibida a visitação a pacientes internados com a covid-19, exceto se o paciente for criança e com autorização do médico.
Os eventos públicos e privados de qualquer natureza, de forma presencial, inclusive reuniões estão proibidos, exceto os que forem institucionais precedidos de nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
A prefeitura diz ainda que bares, restaurante e similares não poderão funcionar entre 1h e 6h da manhã, a apresentação artística fica proibida nesses estabelecimentos.
Sobre o ‘toque de consciência’, a prefeitura destaca que os líderes religiosos, os trabalhadores dos Correios, profissionais de imprensa e demais cidadãos que exercem trabalhos considerados emergenciais poderão circular normalmente pela cidade.
Há também a medida que deve multar as pessoas que estiverem sem máscara facial no município. O valor da multa é de R$ 100. Também fica estabelecida a multa de R$ 100 para pessoas que ingerirem bebida alcóolica durante o “toque de consciência”. O novo decreto é assinado pelo prefeito do município, Aderson Gouvea (PT).
Novas medidas de restrições começam a ser adotadas em várias partes do estado de Goiás por causa do aumento de casos de covid-19, que aumentou desde a descoberta da nova variante ômicron.
Leia mais: Prefeitura de Jaraguá suspende carnaval e adota novas medidas de restrição