A Polícia Civil de Goiás deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Jogada Marcada, que tem como alvo uma quadrilha especializada na manipulação de resultados de jogos de futebol. A ação, coordenada pelo Grupo Antirroubo a Banco (GAB) da Deic, resultou no cumprimento de 16 medidas judiciais em seis estados brasileiros.
De acordo com as investigações, a organização atuava manipulando não apenas resultados finais das partidas, mas também eventos específicos, como marcação de cartões e escanteios — tudo com o objetivo de obter lucros ilegais em plataformas de apostas esportivas.
Denúncia de dirigente deu início às investigações
O ponto de partida da operação foi uma denúncia feita por um presidente de clube que disputou o Campeonato Goiano. Ele afirmou ter recebido uma proposta indevida de um intermediário ligado ao esquema, o que despertou o alerta das autoridades.
A partir daí, os investigadores identificaram uma estrutura bem organizada, com três núcleos principais. O primeiro, formado pelos financiadores, bancava a operação. O segundo, composto pelos intermediários, abordava atletas e dirigentes com ofertas ilícitas. O terceiro núcleo reunia jogadores, treinadores e dirigentes que executavam diretamente os esquemas nas partidas.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Lei em Goiás restringe venda de óculos de grau a óticas autorizadas a partir de 17 de abril
Mandados cumpridos em seis estados
A operação aconteceu simultaneamente em Goiás, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão e Espírito Santo. Foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. Um dos alvos segue foragido.
Entre os investigados estão ex-jogadores, ex-treinadores, um ex-presidente de clube do Ceará e até um árbitro que atua na Paraíba. Um dos membros do grupo, segundo a Polícia Civil, movimentou mais de R$ 11 milhões durante o período investigado — o que revela o poder financeiro da quadrilha.
A operação segue em andamento, e novas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.