32.8 C
Goiânia
quarta-feira, 13, agosto 2025
- Anúncio -spot_img

MPGO e Governo de Goiás firmam TAC para regularizar associações em colégios militares do Estado 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Ministério Público de Goiás (MPGO) e o Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública, assinaram nesta terça-feira (12) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularizar a atuação das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) nos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás (CEPMGs). O objetivo é garantir que o ensino público nesses colégios seja gratuito e democrático, conforme determina a Constituição. 

O acordo surge após investigações do MP que identificaram irregularidades nas APMFs, como cobranças indevidas a pais, uso inadequado de recursos arrecadados e mistura indevida entre atividades públicas e privadas. A situação contrariava decisão judicial já transitada em julgado, que proíbe qualquer cobrança compulsória, incluindo matrícula, mensalidades, uniformes e materiais escolares. Constatou-se ainda que diretores dos colégios presidiam as associações, criando conflito de interesses.

Trabalho de um ano e meio para chegar ao TAC

O procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, destacou o empenho de todas as partes envolvidas ao longo de um ano e meio de negociações para consolidar um instrumento de gestão democrática nas escolas militares. Para a promotora de Justiça Maria Bernadete Ramos Crispim, responsável pela articulação do acordo, o TAC estabelece uma linha de conduta clara, garantindo maior transparência e segurança jurídica na gestão das APMFs. 

O secretário de Segurança Pública, coronel Renato Brum, afirmou que o acordo vai uniformizar a atuação das associações e evitar discrepâncias. A comandante de Ensino da PM, tenente-coronel Quéren Hapuque de Leles, destacou a segurança jurídica trazida pelo documento, enquanto o comandante-geral da PM, coronel Marcelo Granja, ressaltou a importância do direcionamento específico dos recursos arrecadados. 

Leia Mais: Polícia Militar desarticula esquema de tráfico de drogas por delivery em Aparecida de Goiânia

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Principais mudanças trazidas pelo TAC 

  • As associações devem aplicar os recursos arrecadados exclusivamente em benefício das escolas, garantindo total transparência.; 
  • Diretores e comandantes não poderão mais ocupar cargos de direção nas APMFs ou conselhos, evitando conflitos de interesse; 
  • Participação de pais, alunos e funcionários nas decisões das associações será obrigatória, independentemente de contribuições financeiras. 
  • Cobranças compulsórias continuam proibidas; todos os benefícios das parcerias devem ser estendidos a todos os alunos. 
  • As comissões específicas devem custear eventos particulares, enquanto formaturas e solenidades oficiais serão gratuitas.
  • É proibido usar os colégios ou APMFs para promoção pessoal ou política de autoridades ou servidores. 
  • Contratação de sistemas de gestão de dados escolares deve seguir os princípios de moralidade, publicidade e impessoalidade. 
  • Prazo e penalidades: O Estado terá 12 meses para formalizar os acordos com as APMFs e alterar o regimento escolar. O descumprimento pode gerar multas diárias de até R$ 10 mil por 30 dias e o rompimento dos vínculos com associações que não se adequarem.

Acompanhamento e fiscalização

O MPGO vai monitorar o TAC pelo Procedimento Administrativo nº 202100094089. Em 24 meses, poderá revisá-lo para corrigir irregularidades, garantindo educação gratuita, democrática e de qualidade nos colégios militares.

Autoridades do MPGO e da Polícia Militar assinaram o TAC, incluindo o procurador-geral de Justiça, secretário de Segurança, comandante-geral da PM, comandante de Ensino, promotores e assessores jurídicos.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -