O Ministério Público de Goiás (MP-GO), ajuizou, no fim da tarde deste sábado (27), ação civil pública (ACP), com pedido de liminar, requerendo que apenas os policiais e guardas civis que atuam em atividades operacionais sejam vacinados. Ou seja, o pedido sugere que a vacinação seja limitada apenas àqueles que atuam em atividades operacionais, em contato direto com a população.
Na justificativa pelo pedido, os membros do MP citam que a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), na Nota Informativa n⁰ 4/2021, ressalta a importância de, diante da escassez de vacinas, se priorizar os grupos de maior risco para agravamento e óbito, notadamente aqueles com menor resistência ou com maior exposição à doença.
Na última quinta-feira (25), o governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) determinou que as forças policiais e de salvamento terão direito a 5% do estoque total de vacinas contra a covid-19 que cheguem à Goiás. No ato, o governador adiantou a vacinação do grupo. Entre os “trabalhadores das forças de segurança pública e salvamento, inclui-se a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Civis Municipais, que se encontram em atividade, em ordem decrescente de idade”.
Vacinação começa nesta segunda
Começa, nesta segunda-feira (29), às 8h, a vacinação contra Covid-19 dos profissionais da ativa das forças de segurança pública, em Goiás. Na capital, terá um local específico para imunização: a Academia da Polícia Militar, no Setor Universitário. A Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) já fez o chamamento de todos os policiais militares da ativa para o início da vacinação, agendada para a próxima segunda-feira (29).
Além disso, todos os servidores da segurança pública com mais de 51 anos foram convocados para serem vacinados a partir desta segunda-feira (29), em Goiânia. Inicialmente, os agentes contemplados são da ativa. Neste mesmo dia também está agendado para que os policiais civis, rodoviários federais, federais, PMs e GCMs sejam vacinados.
Leia mais: Bares e restaurantes poderão ter show ao vivo a partir da próxima quarta-feira (31)