A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai homenagear, nesta segunda-feira (12), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Na ocasião, ela vai receber a Comenda Washington Novaes, que dignifica as personalidades que se destacaram na defesa ambiental. A solenidade ocorrerá às 16h.
Ao todo, serão 30 homenageados, entre eles o artista plástico Siron Franco, os professores Altair Sales Barbosa, Laerte Guimarães Ferreira Júnior e Rodrigo Borges Santana. O delegado Luziano Severino, o ex-secretário do Meio Ambiente, Osmar Pires, criador dos parques Vaca Brava, Areião e Jardim Botânico; o ex-prefeito de Goiânia, Pedro Wilson, idealizador Parque Macambira Anicuns (do Puama). Urissapá Tabata Kuikuro (in memorian), líder histórico do povo Kuikuro, registrado por Washington Novaes no documentário Xingu (1985).
A comenda foi criada pelos deputados Antônio Gomide (PT) e Humberto Aidar (PT), que atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
Quem foi Washington Novaes
Washington Novaes foi um dos pioneiros do jornalismo ambiental. Natural de São Paulo estabeleceu-se em Goiânia no início dos anos 1980, escrevendo primeiramente no jornal Diário da Manhã e depois no O Popular onde manteve uma coluna sobre as questões e problemáticas ambientais até o final de sua vida.
Washington era consultor de jornalismo da TV Cultura e foi comentarista do programa ambiental, Repórter Eco por quase 20 anos. O jornalista desenvolveu uma série de trabalhos em favor dos povos indígenas e da proteção e defesa da Floresta, entre eles “Xingu, a Terra Mágica”, série de dez programas levada ao ar pela extinta Rede Manchete de Televisão, em 1985 e em 2006, o documentário “Xingu, a Terra Ameaçada”.
Antônio Gomide criou a comenda com o seu nome para homenagear aqueles que, como Novaes, dedicaram sua vida à causa da sustentabilidade ambiental.