O Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI) retomou a realização de cirurgias eletivas pediátricas, ginecológicas e obstétricas, ampliando a oferta de serviços e garantindo assistência essencial a gestantes e crianças. Desde o início da nova gestão, já foram realizados 1.701 atendimentos de urgência e emergência, além de 660 consultas e exames ambulatoriais e 321 partos.
De acordo com o médico e assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde, Frank Cardoso Barbosa Viana, a volta das cirurgias eletivas consolida o processo de restabelecimento da unidade.
“Estamos reestruturando os serviços dia após dia. Agora temos o retorno das cirurgias ginecológicas, obstétricas e infantis, com expectativa de mais de 100 procedimentos por mês. Isso garante qualidade e atendimento para gestantes e crianças”, destacou.
Especialidades retomadas
Entre os procedimentos já reativados, estão cirurgias ginecológicas e de mama, como histerectomias, miomectomias, laqueaduras, correção de prolapso genital e tratamento de complicações obstétricas.
Para organizar o acesso, a Secretaria Municipal de Saúde está revisando a fila de espera, que inclui pacientes desde 2021. “Chamamos esse processo de higienização da fila. O objetivo é identificar quem mais precisa do atendimento com agilidade e garantir que a assistência chegue a quem tanto merece”, explicou Frank.
Leia Mais: Governo de Goiás inaugura Cora, hospital referência no combate ao câncer infantil
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Avanços estruturais
A diretora-geral da maternidade, Anna Carolina Sampaio Garcia, ressaltou que os avanços foram possíveis graças a medidas emergenciais.
“Já retomamos procedimentos neonatais, eletivos e exames de imagem. Em setembro, já contabilizamos 89 cirurgias, sendo 79 de urgência e 10 eletivas. Os pacientes estão sendo encaminhados pelo Complexo Regulador Municipal. Nosso próximo passo é liberar mais leitos e retomar 100% dos procedimentos em todas as especialidades”, afirmou.
As melhorias envolvem recomposição de estoques, aquisição de equipamentos e reformas estruturais, garantindo condições adequadas para a retomada plena dos serviços.
Humanização no atendimento
Pacientes também destacam o acolhimento oferecido pela equipe. A esteticista Claudinete de Sousa Silva, que teve seus dois filhos na Maternidade Dona Íris, elogiou o cuidado recebido.
“Me senti bem assistida em todos os momentos. No último parto, a equipe era composta só por mulheres, e eu amei. Todo tempo me perguntavam como eu estava e me informavam sobre cada etapa. Aqui eu não me senti desamparada”, contou.
Moradores de Goianira, Ana Clara e Rogério, viveram na unidade a experiência do nascimento da primeira filha, Ana Beatriz. “Fomos muito bem atendidos, desde a chegada. A equipe acompanhou cada detalhe e nos deu todo o suporte, inclusive na amamentação. Foi uma experiência tranquila”, relataram.
