O prefeito Sandro Mabel se reuniu nesta sexta-feira (26) com o Gabinete de Crise para definir novas estratégias de prevenção e resposta durante o período chuvoso em Goiânia. O encontro teve como foco ações de orientação à população e reforço da atuação das equipes em dias de temporais.
Entre as medidas anunciadas, está o fechamento preventivo da Marginal Botafogo e da Avenida 87 em caso de chuvas fortes. Para agilizar esse processo, Mabel determinou a compra de cancelas automáticas, semelhantes às usadas em passagens de trem, que serão acionadas pela Defesa Civil em pontos de risco de alagamento.
O prefeito pediu a elaboração de rotas alternativas para motoristas e a instalação de placas de alerta em áreas críticas. Também solicitou a intensificação da limpeza de bueiros e bocas de lobo. Campanhas educativas, com panfletos, vídeos e visitas da Defesa Civil, também estão previstas para orientar pedestres e condutores.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia retira mais de 100 toneladas de lixo da Marginal Botafogo após temporal
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Outra medida destacada por Mabel é a implantação de um radar meteorológico, em parceria com o governo estadual, que permitirá a emissão de alertas mais precisos sobre temporais. Como parte dos testes, a Defesa Civil fará neste sábado (27/9), às 15h, o envio experimental de alertas de emergência por celular para toda a capital. A ferramenta Defesa Civil Alerta (DCA) estará disponível oficialmente a partir de 1º de outubro.
“Muitas ideias novas surgiram e nós vamos colocá-las em prática. O objetivo é garantir mais segurança para Goiânia durante as chuvas”, afirmou o prefeito.
Chuvas
Na última terça-feira (23), Goiânia registrou chuvas bem acima da média esperada para setembro (52,8 mm). Equipes da Seinfra, SET e Comurg limparam ruas, desobstruíram vias, organizaram o trânsito e retiraram cerca de 40 árvores caídas.
