A assessoria do presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, nesta segunda-feira (21), que o presidente viajará ao Vaticano para participar do funeral do Papa Francisco, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. A data exata da viagem ainda depende da confirmação oficial do protocolo da Igreja, que está sendo definido pela Santa Sé.
O funeral do Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos, ocorrerá no sábado, 25 de abril, às 10h00 (horário de Roma), o que corresponde às 5h00 (horário de Brasília), na Praça de São Pedro, no Vaticano. Após a missa, o papa será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma.
Mudanças nos ritos funerais
Durante seu papado, o Papa Francisco mudou os ritos fúnebres tradicionais. Ele optou por uma cerimônia mais simples e permitiu o sepultamento fora do Vaticano. Antes, a prática previa a sepultura na Basílica de São Pedro.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Praças nos setores Central, Bueno e Oeste passam por revitalização e ganham novas áreas verdes
Líderes mundiais no funeral
Como é de praxe em cerimônias dessa magnitude, chefes de Estado de diversos países deverão estar presentes. O presidente Lula participou do funeral do Papa João Paulo II em 2005, durante seu primeiro mandato. Na ocasião, ele esteve acompanhado pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney.
A comitiva brasileira para o funeral deverá incluir, além do presidente e da primeira-dama, os presidentes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), convidados pelo Palácio do Planalto. O Planalto deve divulgar a lista completa da delegação nesta quinta-feira (24), incluindo os nomes dos demais integrantes.