O terceiro mutirão do governo estadual vai ocorrer no próximo fim de semana, nos dias 15 e 16 de janeiro, em Aparecida de Goiânia. Os serviços estarão disponíveis em uma área da GO-040, no Jardim Tropical, ao lado do Shopping Portal Sul.
Cerca de 400 trabalhadores já realizaram a montagem da estrutura, que terá aproximadamente 12 mil metros quadrados. De acordo com a Secretaria de Comunicação, a prefeitura de Goiânia será parceira no evento.
No sábado (15), o mutirão começa às 8h e segue até 16h. Já no domingo (16h), os serviços são oferecidos das 8h às 12h. No primeiro dia, sexta-feira (14), a estrutura será testada com atendimentos a moradores das 13h30 às 18h.
A previsão é de que mais de mil pessoas, entre servidores do estado, da Prefeitura de Goiânia, e de outros órgãos parceiros, trabalhem no atendimento aos moradores da região.
A expectativa do mutirão em Aparecida de Goiânia é receber quantidade de público maior do que na última edição, quando foram realizados 80 mil atendimentos, 10 mil a mais do que na primeira, e um público de 65 mil presentes.
Serviços oferecidos
Durante essa edição do mutirão, o governo fará a entrega de 1.682 cartões do programa Mães de Goiás. A pasta também realizará atendimentos relativos ao registro civil, com a emissão das segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito, nome social e retificação de nome. Também serão emitidos passaporte do idoso, passe livre da pessoa com deficiência, carteira de identificação do autista e realizados cortes de cabelo de forma gratuita para a população.
Os serviços das duas edições anteriores estão mantidos, como emissão de documentos, realização de exames e consultas médicas; oferta de vagas de emprego; distribuição de mudas de árvores, entrega de benefícios sociais, serviços do Vapt Vupt, além da oferta de oficinas e apresentações culturais. Outras pastas estaduais, além da Saneago e GoiásFomento também prestarão serviços.
Por conta do recesso em algumas esferas públicas, nesta edição não haverá atendimento por parte do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Ministério Público Estadual (MPGO) e Defensoria Pública do Estado (DPE).
A prefeitura de Goiânia vai oferecer serviços da rede Atende Fácil. Estão confirmadas também as secretarias de Políticas para as Mulheres e Educação. A primeira disponibilizará a inscrição para o programa Renda Família + Mulher para aquelas com o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) atualizado e inscrições para cursos de capacitação.
Já na educação, o público poderá ter informações sobre matrícula na rede municipal de ensino de Goiânia, inclusive com um guichê para sanar dúvidas sobre a documentação necessária e o cadastro antecipado. Ainda estão previstas distribuição de hortaliças; apresentação de aulas de robótica e do sistema de reconhecimento facial que está em fase de implantação nas unidades de ensino; espaço para leitura e pintura lúdica.