15.8 C
Goiânia
sábado, 25, junho 2022
- Anúncio -

Fiocruz garante registro sanitário e oferecerá vacina 100% nacional

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Brasil terá sua primeira vacina totalmente produzida no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (7), o registro do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para fabricação do imunizante da AstraZeneca pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo a Fiocruz, há IFA suficiente para a produção de 21 milhões de doses totalmente nacionais. Essas vacinas ainda passam por controle de qualidade ou estão em produção. Elas devem ser envasadas em janeiro e repassadas ao Ministério da Saúde em fevereiro.

A aprovação da Anvisa conclui o processo de transferência de tecnologia firmado pela Fiocruz com a AstraZeneca. Agora, a produção pode ser feita totalmente em território nacional.

Até dezembro, a AstraZeneca liderava o número de vacinas aplicadas no Brasil. Porém, houve atrasos em relação à previsão inicial de entrega de doses, uma vez que o IFA importado demorou a chegar ao país. A transferência de tecnologia deveria ter sido concluída em agosto, mas também demorou.

Para aprovar o registro do insumo, foram avaliados estudos de comparabilidade – que demonstraram que o ingrediente fabricado no país teve o mesmo desempenho do importado.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -