O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-GO), realiza a partir desta segunda-feira (5), uma Blitz de Fiscalização, em hospitais públicos e privados do estado. A ação conta com o apoio da Associação Brasileira de Engenharia Clínica (ABEClin) e da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg).
Na iniciativa, integrantes do conselho pretendem orientar os gestores hospitalares sobre a importância da atuação de um engenheiro clínico nas unidades, uma vez que este profissional atua diretamente na manutenção de equipamentos médicos que devem ser mantidos em condições adequadas de funcionamento, além de ser submetidos regularmente a ensaios e verificações de desempenho, de modo a oferecer o melhor tratamento para os pacientes.
Ao todo, 341 unidades de saúde, entre hospitais públicos e privados, devem ser visitados pelo Crea-GO. Nesta primeira semana, de 5 a 9 de setembro, 20 hospitais associados da Ahpaceg e da Ablecin receberão os fiscais.
Segundo o conselho, neste primeiro momento, as instituições de saúde não serão autuadas. Mas, caso sejam encontradas irregularidades pelos quais os responsáveis forem empresas terceirizadas, prestadoras de serviços de instalação e manutenção nos hospitais, estes, sim, poderão ser autuados.
Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, determina que estabelecimentos de saúde possuam um Plano de Gerenciamento das tecnologia em saúde desde a entrada dos insumos e equipamentos na unidade até o descarte quando não se tem mais utilidade para o hospital.
Leia mais: GCM pode realizar blitz a partir de maio, em Goiânia