24.8 C
Goiânia
terça-feira, 29, abril 2025
- Anúncio -

Governo e Prefeitura de Goiânia comemoram centenário do Art Déco com novas ações de preservação

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Goiânia deu início à campanha “Goiânia Art Déco – 100 Anos” nesta segunda-feira (28), com evento de abertura no prédio da antiga Estação Ferroviária, um dos principais ícones do estilo na capital. O evento foi conduzido pelo prefeito Sandro Mabel, com a presença do governador Ronaldo Caiado, que expressou apoio à iniciativa e destacou o compromisso do Governo de Goiás com a preservação do patrimônio histórico. “Nós já investimos mais de 300 milhões de reais em recuperação de prédios públicos desse período, incluindo as igrejas de Goiás. Este prédio, em particular, foi o primeiro do Estado a ser erguido e estava abandonado. Ele foi construído por meu tio-avô, o governador Brasil Caiado, e é um símbolo do nosso compromisso com a educação”, afirmou Caiado.

O Art Déco, movimento estético que surgiu há 100 anos com a Exposição Internacional de Arte Decorativa em Paris, tornou-se um dos estilos arquitetônicos mais marcantes do século XX. Em Goiânia, ele moldou a paisagem urbana, tornando-se parte da identidade cultural da cidade.

Goiânia: Um Polo do Estilo Art Déco

O prefeito Sandro Mabel também falou sobre a relevância do estilo para a cidade. “O Art Déco começou em 1925 na França, mas chegou a Goiás em 1927. A primeira obra Art Déco no estado foi na cidade de Goiás, e em 1929, Goiânia já começava a se transformar com esse estilo. A Praça Cívica é um dos maiores exemplos dessa arquitetura. Estamos celebrando não apenas 100 anos do Art Déco, mas o fato de Goiânia ser o segundo maior distrito mundial do estilo, atrás apenas de Miami Beach”, disse o prefeito.

O arquiteto e professor da UFG, Wolney Unes, destacou que o Iphan tombou, em 2003, o acervo Art Déco da capital, reconhecendo-o como uma conquista importante para a preservação do patrimônio nacional. “Goiânia tem preservado essa riqueza, mas ainda pode fazer mais”, afirmou Unes, autor do livro Identidade Art Déco de Goiânia.

A presidente da GoiâniaTur, Nárcia Kelly, ressaltou a importância do evento para o turismo da cidade. “O prefeito Sandro Mabel deu protagonismo ao turismo ao transformar a Câmara Municipal na GoiâniaTour. Este evento que celebra o centenário do Art Déco é uma excelente oportunidade para fomentar o turismo e os eventos na cidade”, afirmou Kelly.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Senador Canedo inaugura Clínica TEIA para atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Destaques do Patrimônio Art Déco de Goiânia

Com uma das maiores concentrações de arquitetura Art Déco do Brasil, Goiânia preserva ícones como:

  • Teatro Goiânia
  • Antiga Estação Ferroviária
  • Coreto da Praça Cívica
  • Relógio da Avenida Goiás
  • Palácio das Esmeraldas

A campanha tem como objetivo valorizar esse legado e incentivar a preservação da memória urbana da cidade. A programação inclui atividades culturais e educativas como concurso de fotografia, debates sobre o estilo e roteiros turísticos guiados. O encerramento será no aniversário de Goiânia, em 24 de outubro.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -