Governo de Goiás lança programa de estágio e trainee

0
O Governo de Goiás irá firmar parceria com 36 universidades ou faculdades para que façam a seleção dos estudantes para atuação na administração pública dentro do Programa Estagiários. Foto: Octacilio Queiroz

O governador Ronaldo Caiado lançou nesta quinta-feira, 19, três programas estaduais de capacitação e estágio com o objetivo de capacitar profissionais e garantir que o estado tenha especialistas qualificados em diversas áreas. Foram anunciados convênios com instituições de ensino superior para seleção de estagiários e apresentação do projeto Movendo Líderes, voltado para a capacitação de servidores públicos. As ações são desenvolvidas pela Secretaria da Administração (Sead).

O Governo de Goiás irá firmar parceria com 36 universidades ou faculdades para que façam a seleção dos estudantes para atuação na administração pública dentro do Programa Estagiários. O edital será publicado hoje, 20, e serão disponibilizadas 900 vagas.

Em seu discurso, o governador se lembrou de quando era universitário e buscava espaço no mercado de trabalho. “É uma maneira de nós interligarmos o Estado de Goiás com os jovens que estarão amanhã na demanda de empregos”, afirmou.

Bruno D’Abadia, secretário da Sead, informou esse é o maior programa de estágios do Estado. “Nenhuma instituição pública ou privada é capaz de dar tanto acesso ao emprego e ao conhecimento quanto o Estado de Goiás”, garantiu. Ele explicou que o programa foi reformulado e que oferecerá a jovens motivados aprendizagem e crescimento profissional, além da oportunidade de participar do processo de transformação pela qual Goiás atravessa.

Outros programas

O programa de trainee é voltado para jovens que desejam fazer a diferença na gestão pública do Estado. Nesta primeira etapa, serão ofertadas 100 vagas para recém-formados que tenham interesse em atuar no serviço público.

O governador afirmou que o programa de trainee será uma mão de via dupla porque além de beneficiar os jovens vai acrescentar benefícios ao Estado, já que a máquina pública passa a identificar as profissionais com aptidão e vocação. “Essas pessoas amanhã vão fazer concursos e estarão aptas a ocuparem cargos dentro da estrutura de governo. Precisamos formar pessoas, especializar.”

A terceira ação que foi lançada é voltada aos servidores do Estado que exerçam funções de liderança no Estado. O programa vai aliar teoria e prática, com estratégias ativas de aprendizagem, para desenvolver um novo perfil de líder compatível com as necessidades atuais do serviço público.

Inicialmente serão oferecidos cinco cursos: estratégias de liderança, tomada de decisão, construção de equipes produtivas, mudança cultural e comunicação mais assertiva. As inscrições serão realizadas no site da Escola de Governo (www.escoladegoverno.go.gov.br) a partir do dia 25, quarta-feira.

Leia mais:

Demorou, mas Iris concede progressão para servidores

Projeto busca parcerias para conservação de praça em Goiânia