O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alertou municípios de Goiás e do Entorno do Distrito Federal, especialmente aqueles próximos ao Tocantins, para intensificar ações preventivas contra o sarampo. A decisão vem após a confirmação de casos recentes da doença em cidades tocantinenses. A SES enviou uma nota técnica às prefeituras com orientações para vacinação, isolamento dos casos suspeitos e rastreamento.
Além disso, a secretaria recomendou que os municípios façam a notificação imediata de suspeitas, realizem a coleta de material e enviem ao Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen). Atualmente, Goiás não registra casos confirmados ou notificados da doença, sendo que os últimos foram em 2020. Mesmo assim, o alerta é necessário, pois o Tocantins notificou 42 casos recentemente.
Sarampo no Brasil
No cenário nacional, o sarampo foi confirmado em Tocantins, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, com casos em investigação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A SES monitora a situação no Tocantins e acompanha as ações da Secretaria de Saúde local, apoiada pelo Ministério da Saúde. Segundo a SES do Tocantins, todos os casos confirmados tiveram contato com viajantes internacionais de áreas onde o vírus circula, e são pessoas não vacinadas.
No dia 25 de julho, o Ministério da Saúde alertou para o risco de reintrodução do sarampo no país. Recomendou reforçar a imunização e a vigilância. Em Goiás, o monitoramento ocorre em 17 municípios de fronteira. Oito fazem divisa com Tocantins: São Miguel do Araguaia, Novo Planalto, Porangatu, Montividiu do Norte, Minaçu, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás e Campos Belos. Nove municípios fazem divisa com o Distrito Federal: Padre Bernardo, Planaltina, Formosa, Cristalina, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas de Goiás.
Leia Mais: Empresas de Aparecida de Goiânia oferecem quase 700 vagas de emprego pelo SIME nesta semana
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Acompanhamento na Romaria do Muquém
A SES, por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), está coordenando ações de suporte e monitoramento durante a Romaria de Muquém, que ocorre até 15 de agosto, em Niquelândia, no Norte de Goiás. O evento deve atrair mais de 500 mil visitantes, o que exige cuidados redobrados, principalmente pela proximidade com o Tocantins.
Em parceria com a Vigilância Municipal, o CIEVS elaborou um Plano de Ação que realiza monitoramento diário em cada unidade de saúde da região, coletando dados relacionados à saúde dos participantes. O plano inclui envio de medicamentos, insumos, uma Van da Vacina e reforço no atendimento por meio da Central de Regulação do SAMU 192 Regional. Além do alerta para doenças respiratórias típicas da época, o plano também acompanha atentamente os casos de sarampo.