A coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, entregou nesta segunda-feira (5) 30 novas viaturas e um conjunto de equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). A cerimônia, realizada no Quartel do Comando-Geral da corporação, no Jardim América, em Goiânia, marcou mais um avanço na estrutura da segurança pública do estado. O investimento total foi de mais de R$ 16 milhões, com recursos do Fundo Protege, emendas parlamentares estaduais, federais e da União.
Durante o evento, Gracinha destacou a importância do trabalho da corporação, especialmente em situações que afetam diretamente a população mais vulnerável. “Nos momentos mais difíceis, como enchentes e incêndios, são os bombeiros que chegam primeiro. Por isso, é justo que tenham as melhores condições para trabalhar”, afirmou. Ela também ressaltou o compromisso do Governo de Goiás em fortalecer a atuação da corporação em todas as regiões do estado.
Viaturas e equipamentos
Entre os itens entregues estão:
- 06 camionetes de salvamento
- 13 unidades de resgate pré-hospitalar
- 03 viaturas administrativas
- 02 caminhões de combate a incêndio e salvamento
- 08 veículos utilitários de combate a incêndio (UTV)
- 01 posto de comando móvel
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Crer entrega 300 dispositivos ortopédicos na cidade de Goiás com oficina itinerante gratuita
Equipamentos de mergulho, salvamento em altura e atendimento pré-hospitalar
De acordo com o comandante-geral do CBMGO, coronel Washington Vaz Júnior, os veículos e equipamentos serão distribuídos estrategicamente por todo o estado, ampliando o alcance das ações emergenciais, sobretudo nas áreas mais carentes. “Essa conquista é de toda a tropa, que atua com coragem e compromisso todos os dias”, disse.
Reforço contínuo
Além dessa entrega, em 2024, o Corpo de Bombeiros já havia recebido outros sete veículos, também adquiridos com recursos do Fundo Protege. O novo lote incluiu dois caminhões para combate a incêndios florestais, uma caminhonete de salvamento, um ônibus para transporte de tropa, um caminhão baú e um repetidor de sinais digitais. O valor dessa aquisição chegou a R$ 4,8 milhões.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), o CBMGO realizou quase 200 mil atendimentos em 2024, o que representa um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior. Houve também aumento nos resgates (+3,9%), no combate a incêndios (+31,8%) e nas ações de transporte aéreo (+26,1%).
Para o titular da SSPGO, Renato Brum, os investimentos tornam a corporação uma das mais bem preparadas do país. “O Corpo de Bombeiros de Goiás é moderno, eficiente e fundamental para que o estado mantenha seus altos índices de segurança e resposta rápida em emergências”, afirmou.