O governador Ronaldo Caiado (DEM) decretou nesta quarta-feira (9) ponto facultativo nas repartições públicas durante a segunda-feira e quarta-feira de Carnaval. O decreto foi público em Diário Oficial nesta quinta-feira (10).
De acordo com o documento, será ponto facultativo no serviço público estadual na segunda-feira (28) e na quarta-feira de Cinzas (2 de março), até 14h. O decreto não inclui atividades essenciais, como as de saúde e segurança pública, por exemplo.
No ano passado, por conta do grave momento na pandemia de covid-19, o governo do estado não decretou ponto facultativo durante o Carnaval e também recomendou aos municípios que não o fizessem. A ideia era reduzir reuniões em feriados e viagens na data.
Goiânia
Já a Prefeitura de Goiânia confirmou nesta semana, que não vai decretar ponto facultativo na data prevista para Carnaval. Em decreto publicado ainda em janeiro, a prefeitura proibiu os blocos de rua, baladas e shows na cidade, devido ao aumento de casos e internações por conta da Covid-19.
Neste ano, apesar da decretação de ponto facultativo pelo estado, Goiânia segue caminho diferente e terá expediente normal nas repartições públicas durante as datas. A justificativa é tentar reduzir aglomerações num momento de disseminação da variante ômicron.