24 festas clandestinas foram canceladas em todo estado de Goiás neste final de semana, de feriado prolongado. Na madrugada do último domingo, fiscalização de Aparecida de Goiânia encerrou uma festa clandestina com mais 300 pessoas que estava acontecendo em uma chácara no setor Jardim dos Buritis, região leste da cidade. Ao menos 153 pessoas que participavam do evento foram multados por não utilizarem máscara de proteção.
O proprietário do espaço também foi multado em R$ 40 mil reais por promover festa irregular e por aglomeração. No total, a fiscalização de Aparecida interditou sete festas clandestinas somente na madrugada do último domingo (6).
Desde o início do ano até o último dia 04 de junho, a fiscalização encerrou 66 festas clandestinas em Aparecida de Goiânia. Neste feriado prolongado foram quase 20 festas de quinta até o último sábado (5).
No município, festas e eventos podem ser realizado dentro das seguintes regras: com todos os alvarás e documentação; apenas 30% da capacidade do local, limitando a 100 pessoas; álcool em gel e medição de temperatura; uso de máscara e distanciamento de 1,5 m entre as mesas. Shows ao vivo também são permitidos, mas sem pista de dança. Já os bares e restaurantes foram liberados para funcionar, mas também precisam seguir uma série de regras que foram impostas para o funcionamento.
Em Goiânia, equipes de fiscalização fecharam sete locais por ocorrência de aglomerações durante o feriado de Corpus Christi, entre a última quinta-feira (3) e o útl domingo (6). Dos locais interditados, dois deles realizavam festas clandestinas, em uma delas, a festa foi organizada por um militar do Exército.
Além das 90 pessoas multadas por não usarem máscara, a fiscalização multou nove estabelecimentos que funcionavam com algum tipo de irregularidade.
Ocupação de leitos de UTI em Goiás
No último sábado (5), segundo informações do boletim divulgado pelo governo estadual, Goiás registrou 1.051 novos casos de Covid-19 e já chega na casa dos 90% dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupados.
Ainda de acordo com informações do boletim, 14 pessoas pessoas perderam a vida por complicações da Covid-19 até o último sábado. O estado já contabiliza 621.321 contaminados e 17.407 vidas perdidas pela Covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).