A 9ª edição da Goiás Feito à Mão – Feira de Artesanato e Economia Criativa será realizada nos dias 9 e 10 de agosto, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Promovido pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada, o evento destaca o artesanato regional em novo formato, com abrangência ampliada e programação gratuita.
Consolidada como uma das principais vitrines do artesanato goiano, a feira reunirá mais de 100 artesãos de todas as regiões do estado, além de representantes do Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. A programação inclui oficinas, apresentações musicais, palestras nacionais e estandes de instituições parceiras.
Artesanato em destaque
Ao todo, a feira contará com 52 estandes com peças em cerâmica, madeira, bordados, cristais, prata, produções indígenas, entre outros. Um dos destaques é a presença dos tradicionais bancos em formato de animais do Mato Grosso, além de itens em capim dourado do Tocantins. Mestres artesãos goianos também participam com produções que representam a identidade cultural do estado.
O evento também terá oficinas gratuitas e um espaço kids com gibiteca e brinquedos. Haverá ainda exposição de projetos de entidades como a OVG, que vai apresentar bordados tradicionais. A renda será revertida para famílias em situação de vulnerabilidade.
Leia Mais: Governo de Goiás lança novo edital Programa de Aquisição de Alimentos Estadual com investimento recorde de R$ 30 milhões
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Programação musical
A programação musical tem início no sábado (9), às 13h, com o cantor Guilherme de Castro. Na sequência, às 14h, apresenta-se a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. No domingo (10), as atrações começam às 11h, com o grupo Família Guerra, seguido pelo Duo de Cordas Gustav Hitter, às 14h, e a Orquestra Filarmônica de Goiás, às 15h.
Palestras
No sábado (9), às 15h, o diretor do Ministério da Cultura, Sebastião José Soares, ministra a palestra “O valor da arte popular como expressão cultural e de identidade”. Às 16h, a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Loureiro Ellery, fala sobre as diretrizes da Portaria nº 1.007, que define a Base Conceitual do Artesanato.

Visitação
- Sábado (09): das 12h às 18h;
- Domingo (10): das 10h às 16h
O evento conta com apoio das secretarias estaduais de Cultura, Esporte e Lazer, Desenvolvimento Social e Ciência, Tecnologia e Inovação. Também participam a OVG, a Saneago e o Sebrae Goiás, responsável pela curadoria da praça de alimentação com pratos típicos goianos.