27.8 C
Goiânia
segunda-feira, 30, junho 2025
- Anúncio -

Goiás decreta situação de emergência por alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave 

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Governo de Goiás decretou, nesta segunda-feira (30), situação de emergência em saúde pública devido ao avanço dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no estado. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado, autoriza a ampliação imediata de leitos hospitalares para atender a demanda crescente por internações em função da doença. 

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), o estado registrou, até o momento, 6.743 casos de Srag em 2025, superando por sete semanas consecutivas o limite de incidência considerado aceitável. Entre os casos confirmados, 1.117 foram causados por Influenza, 306 por Covid-19, 1.486 por Vírus Sincicial Respiratório e 680 por Rinovírus. 

Leitos sobrecarregados e crescimento expressivo nas internações 

O aumento de casos elevou as solicitações de internação hospitalar. Isso aumentou as taxas de ocupação em leitos clínicos e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede pública e conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre janeiro e junho deste ano, o número de pedidos de internação por Srag subiu para 10.676. Isso representa um aumento de 33,27% em comparação ao mesmo período de 2024, que somou 8.011 solicitações. Somente em maio, houve 2.406 pedidos, contra 1.767 no ano anterior. Além do governo estadual, 24 municípios goianos pediram apoio ao Ministério da Saúde. Eles querem converter leitos de UTI adulto em unidades especializadas no atendimento de síndromes respiratórias.

Leia Mais: Prefeitura de Goiânia reduz pela metade tempo de viagem no BRT entre Isidória e Praça Cívica com metronização 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Monitoramento e vacinação 

Desde 15 de maio, a SES mantém ativa uma Sala de Situação de Doenças Respiratórias. Ela monitora em tempo real a situação hospitalar e a evolução dos casos. O grupo técnico realiza reuniões semanais e articula medidas de prevenção e assistência.

A vacinação contra a gripe (Influenza) começou no estado no dia 1º de abril. Após 45 dias focada nos grupos prioritários, foi estendida, em 16 de maio, para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Em Goiás, a cobertura vacinal atual é de 39%, com mais de 1,5 milhão de doses aplicadas. A SES já distribuiu 2.207.980 doses aos municípios. 

A pasta reforça o alerta: a baixa adesão à vacina aumenta o risco de agravamento da doença, principalmente entre os grupos vulneráveis, e pode comprometer a capacidade de resposta da rede de saúde. Em 2024, a cobertura entre os grupos prioritários em Goiás foi de 48,74%.

Perfil das vítimas 

Dados da SES apontam maior incidência da doença em crianças pequenas, enquanto a maior parte dos óbitos ocorre entre idosos. Do total de 6.743 casos registrados até agora, 2.654 ocorreram em crianças com menos de 2 anos, seguidas por 754 casos entre 2 e 4 anos, e 659 entre 5 e 9 anos. Já entre os idosos com mais de 60 anos, foram 1.414 casos. 

Dos 402 óbitos confirmados em 2025, 256 foram em idosos acima de 60 anos. Também houve 40 mortes entre crianças menores de 2 anos, 35 entre pessoas de 50 a 59 anos, e 29 na faixa dos 40 aos 49 anos. 

Acesse o decreto 

A íntegra do Decreto nº 10.716/2025, que declara situação de emergência em Goiás, está disponível em: 
🔗 https://diariooficial.abc.go.gov.br/portal/edicoes/download/6717 

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -