Um fazendeiro do município de Calvacante, região norte do estado, foi flagrado ateando fogo em uma área de vegetação na Chapada dos Veadeiros, nesta última segunda-feira, 30. Segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), fiscais viram a fumaça durante uma ronda de rotina e encontraram o suspeito, que foi autuado por realizar queimada sem autorização e por desrespeitar o decreto presidencial proibiu esse ato em todo o país durante 60 dias.
Ele deve responder a um processo administrativo no Ibama e o caso será encaminhado ao Ministério Público de Goiás. A área afetada ainda é calculada pelos fiscais e a multa para o fazendeiro é de R$ 1 mil por hectare queimado.
Investigações
A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) já havia informado que irá apurar as causas dos incêndios que atingiram até domingo (29) o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
De acordo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o fogo atingiu, aproximadamente 3 mil hectares no interior do parque e mais 3,5 mil hectares no entorno da área de proteção ambiental.
O inquérito da Polícia Civil ainda não foi instaurado. O delegado Luziano Severino, titular da Dema informou à Agência Brasil que estava aguardando o relatório dos Corpo de Bombeiros e do ICMBio para abrir o inquérito.
Os incêndios começaram na semana passada em área externa ao parque. Depois desse foco, outros ocorreram dentro e fora da unidade de conservação. O primeiro foco de incêndio extinto foi em uma área conhecida como Sertão Zen, ainda na sexta-feira , 27. O outro, na Serra da Boa Vista/Rio dos Couros, fora dos limites da área de proteção e foi controlado no domingo (29).
A Chapada dos Veadeiros compreende os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. A área tem 240 mil hectares de Cerrado.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Sintego convoca assembleia para discutir possível greve na Educação