26.8 C
Goiânia
segunda-feira, 28, abril 2025
- Anúncio -

Ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado em UTI com quadro estável após cirurgia abdominal

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, onde está desde o dia 13 de abril, após uma cirurgia para tratar uma obstrução intestinal. Segundo o boletim médico divulgado neste sábado (26), o estado de saúde de Bolsonaro continua estável, sem febre ou alterações significativas na pressão arterial.

O ex-presidente continua em tratamento para controlar alterações nos exames laboratoriais do fígado, que ainda está em recuperação. Como a gastroparesia persiste e o paciente não apresentou movimentos intestinais espontâneos, ele continua impedido de se alimentar por via oral ou sonda gástrica. Ele recebe alimentação exclusivamente por via intravenosa, além de realizar fisioterapia motora e medidas de prevenção de trombose venosa.

Apesar de continuar na UTI, Bolsonaro não tem previsão de alta e segue com restrição de visitas. Após apresentar piora clínica na quinta-feira (24), com aumento da pressão arterial e alterações nos exames, o ex-presidente passou por uma tomografia na sexta-feira (26). O exame descartou a necessidade de uma nova cirurgia.

Os médicos responsáveis, como Cláudio Birolini, Leandro Echenique e Antônio Aurélio de Paiva Fagundes Júnior, entre outros da equipe hospitalar, assinaram o boletim.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Governo de Goiás habilita novas beneficiárias do Aluguel Social em situação de violência doméstica

Visitas e intimação judicial

Embora a orientação para não receber visitas tenha continuado, Bolsonaro recebeu no hospital, na quarta-feira (23), o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, e o pastor Silas Malafaia. As visitas e a live feita no hospital, na terça-feira (22), motivaram o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a autorizar a intimação de Bolsonaro na investigação sobre a tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

Bolsonaro foi intimado por uma oficial de Justiça às 12h47 de quarta-feira (23), momento que foi registrado e publicado nas redes sociais do ex-presidente. No vídeo, Bolsonaro questiona o cumprimento da ordem judicial. A divulgação do vídeo gerou controvérsia, com entidades de oficiais de justiça repudiando a atitude.

A cirurgia

Bolsonaro está internado desde a noite de sábado (12) e passou por uma cirurgia de 12 horas no domingo (13), para a retirada de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal. A operação foi considerada a mais longa de suas sete cirurgias abdominais desde que sofreu uma facada durante a campanha eleitoral de 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Apesar da complexidade da operação, a equipe médica informou que não houve complicações.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -