Os 12 estudantes goianos do programa Aprendiz do Futuro participaram, nesta terça-feira (15), de evento oficial no Palácio da Generalidade da Catalunha, em Barcelona, com a presença do presidente da Catalunha, Pere Aragonès, do presidente da Fundesplai, Josep Espina, e de autoridades locais, além de 12 jovens catalães que são atendidos pela Fundesplai e estão acompanhando os jovens brasileiros durante esses dias em Barcelona como parte do intercâmbio cultural.
A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, apresentou as iniciativas na área social, em especial o programa Aprendiz do Futuro, que tem colaboração da Renapsi em parceria com a fundação catalã Fundesplai.
O presidente da Catalunha, Pere Aragonès ressaltou o trabalho que a Fundesplai realiza há mais de 50 anos com os jovens de regiões mais vulneráveis de Barcelona. “Precisamos colocar como valor fundamental os direitos e garantias de oportunidade. A Renapsi e Fundesplai, junto com o Governo de Goiás, apresentam uma excelente iniciativa para os jovens e cumprem um papel fundamental nos nossos países. Estamos empoderando jovens e fortalecendo a autoestima e cidadania desses jovens para o futuro”, discursou.
Durante o evento no palácio de origem medieval, o presidente da Fundesplai, Josep Espina, ressaltou a oportunidade única que os jovens brasileiros e os jovens catalães estão tendo. “Hoje aqui há 12 jovens brasileiros e 12 jovens catalães. Vocês sabem melhor que nós que muitos jovens não têm trabalho e não têm estudo, e o pior, não têm esperança. Quero falar para os jovens aqui presentes que aproveitem esse programa de esperança.”
As ações da Fundesplai alcançam mais de 260 mil pessoas por ano na Espanha. A fundação é parceira da Renapsi na gestão do programa goiano de sócio-aprendizagem, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), que já contempla 6.250 jovens em Goiás. Com a visita da comitiva goiana a Barcelona e o sucesso do intercâmbio dos 12 estudantes, a perspectiva é de ampliar essa parceria.
Leia mais: Arte urbana: Vila Cultural Cora Coralina ganha murais de grafite