Após reunião envolvendo entidades empresariais e o comitê de crise da Prefeitura de Goiânia, ficou definido que o comércio reabrirá as portas de maneira escalonada a partir do dia 1º de junho, de acordo com decreto assinado pelo prefeito Iris Resende na última quarta-feira (27). Nesta data, imobiliárias, mercados municipais e os treinos de futebol poderão voltar as atividades.
Já nesta quinta-feira (28), foi a vez de outras áreas do comércio goiano definirem as datas de reabertura, como foi o caso dos Shopping Centers e o comércio na Região da 44, considerado o segundo maior polo de modas do Brasil, com mais de 1,5 mil lojas. A data para reabertura das lojas na Região da 44 será no dia 13 de junho.
Em entrevista ao Jornal Bandeirantes, o presidente da Associação dos Empresários da Região da 44, Jairo Gomes, deu mais detalhes sobre as condições para a reabertura do comércio, que segundo ele, atenderá todos os protocolos de higiene da Organização Mundial de Saúde. “Nós temos obrigatoriedade de usar máscaras, manter álcool em gel nos corredores e nas lojas e vamos além, manter o distanciamento colocando apenas um funcionário por loja. Será um trabalho árduo para os colaboradores de cada empreendimento, mas é necessário.”
De acordo com Jairo, medidas de prevenção serão tomadas para evitar aglomeração de pessoas dentro e fora das galerias na Região da 44. Veículos serão proibidos de estacionar nas ruas entre as galerias, no intuito de liberar espaço para o trânsito de pessoas. Além disso, turistas de compras vindos de outros estados não serão mais permitidos.
Outra novidade apresentada são os tapetes higienizadores, que ficarão na entrada de cada empreendimento. “Vamos manter em cada porta os tapetes sanitários, de modo que quando a pessoa passe para entrar, ela passe pelo tapete e ali vai fazer a limpeza do calçado”, revelou o presidente. As três avenidas e onze ruas que compõem o polo comercial serão lavadas e desinfetadas com produtos de limpeza e utilização de um caminhão pipa e depois “um material sanitário será aplicado em toda a rua e na porta de todos os empreendimentos.”
Com a reabertura das lojas o horário de funcionamento também muda. O polo de modas irá trabalhar de segunda a sexta das 10h às 16h, aos sábados das 8h às 14h e aos domingos e feriados, nenhuma loja tem permissão para abrir as portas. O presidente afirmou ainda que “estão prontos para reabrir no dia 13 com muita responsabilidade e com muita segurança”.