A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (27) três mandados de prisão preventiva e dez mandados de busca e apreensão contra suspeitos de participar diretamente dos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.
Os mandados foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e atingem alvos em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás.
Entre as pessoas sujeitas aos mandados de busca e apreensão, estão: Danilo Silva e Lima, Osmar Pacheco da Silva, Wanderley Zeferino da Silva, todos do município de Inhumas, cidade a cerca de 40 km de Goiânia.
Em 8 de janeiro, uma multidão invadiu e causou danos ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao STF. Além das prisões dos indivíduos envolvidos nos acontecimentos daquela data, a Polícia Federal também está investigando aqueles que “incitaram, financiaram e promoveram os eventos”.
Considerando os dados divulgados pela Polícia Federal desde a primeira fase da Lesa Pátria, até o momento a operação contabiliza pelo menos:
- 81 mandados de prisão cumpridos;
- 287 mandados de busca e apreensão cumpridos;
- 17 inquéritos instaurados.