28.8 C
Goiânia
segunda-feira, 15, abril 2024
- Anúncio -

Em Aparecida de Goiânia, saúde realiza testagem e inquérito sobre a malária

Levantamentos para deter o contágio da doença estão sendo debatidos com o apoio do Estado e Governo Federal

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Desde o último dia 23 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, prepara um inquérito sobre a malária na região do Bairro Independência, que teve, neste ano, casos confirmados da doença infecciosa. As atividades de campo serão intensificadas a partir da manhã desta segunda-feira (29). O ponto de partida será às 10h00, de uma chácara no Bairro Independência.

Segundo a secretaria, o objetivo da iniciativa é monitorar a situação e prevenir novos casos de malária, que é transmitida por meio da picada de fêmeas do Anopheles, o “mosquito-prego”, infectadas pelo protozoário Plasmodium. Os trabalhos são dirigidos pela superintendência de Vigilância em Saúde da SMS, sob gestão de Daniela Fabiana Ribeiro.

Ainda segundo a pasta, as ações conjuntas têm mobilizado dezenas de profissionais e incluem reuniões técnicas e trabalhos de campo com ações educativas, busca ativa nas residências, mapeamento por drones, testagem e levantamentos epidemiológicos, dentre outras atividades. Os exames feitos na população local são do tipo “gota-espessa” e também teste rápido para diagnóstico da malária.

Estão envolvidos na força-tarefa representantes das Vigilâncias em Saúde de Aparecida e Estadual (Suvisa); das secretarias de Desenvolvimento Urbano (SDU) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade de (Semma) de Aparecida; da equipe técnica da coordenação de Eliminação da Malária do Ministério da Saúde (MS); do Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen); do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (IPTS) e do 7º Batalhão de Bombeiro Militar de Aparecida (7º BBM).

Leia mais: Com gol no apagar das luzes, Goiás é derrotado pelo São Paulo no Morumbi

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -