29.8 C
Goiânia
sexta-feira, 19, abril 2024
- Anúncio -

Em Aparecida, 76% dos internados em UTI com covid-19 não tomaram vacina ou estão em atraso

Levantamento realizado no dia 25 de janeiro aponta que 62% das pessoas internadas em leitos intensivos estavam aptas a receberem a dose de reforço.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia alerta a população sobre a importância de manter a imunização em dia. Segundo levantamento da pasta realizado na última terça-feira (25), das 21 pessoas internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) da rede pública municipal, diagnosticadas com covid-19, 16 estavam com o esquema vacinal em atraso ou não eram vacinadas, o que representa 76% das internações.

Além disso, 62% delas já poderia ter recebido a dose de reforço do imunizante, mas não procurou os postos. 13% não tinha recebido nenhuma dose da vacina. A SMS também identificou que a população idosa permanece como maioria entre as internações em UTI´s para tratamento da covid-19.  71% das internações em unidades intensivas no dia 25 eram entre pessoas com mais de 60 anos.

O levantamento realizado no dia 25 apontou que 15 idosos estavam internados em UTI para tratamento da Covid-19. Desse total, apenas um ainda não estava apto a receber a dose de reforço e 14 já tinham alcançado o intervalo necessário para recebimento da terceira dose. Contudo, desses, apenas 4 procuraram os postos para completar o esquema vacinal. Ou seja, dos 15 idosos internados, 10 estavam com o cartão de vacina em atraso.

“Esse dado serve de alerta para a sociedade. 93% das pessoas com mais de 60 anos que precisaram de tratamento intensivo, na data analisada, poderiam estar completamente imunes e assim ter menos chances de internação, já que a maioria recebeu a segunda dose em abril do ano passado. Mas, apenas 20% tinha tomado as três doses. 7% tinha acabado de receber o reforço e, por conta do prazo, ainda não estava totalmente imune”, completou o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

Cobertura vacinal

De acordo com o último boletim da vacinação contra a covid-19 divulgado pela SMS, até o dia 19 de janeiro, Aparecida já havia aplicado 862.791 doses de vacina contra a covid-19. Dessas, 417.335 foram de primeira dose e 356.861 foram de segunda dose. O número indica que 87,3% da população com mais de 12 anos, estimada em 477.878 moradores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já recebeu ao menos a D1 e 78,1% recebeu a D2.

Sobre a dose de reforço, 71.296 pessoas procuraram os postos do município com o objetivo de completar o esquema vacinal com a “terceira dose”. Ou seja, 14,9% da população acima de 12 anos recebeu a D3 ou “dose de reforço da Janssen”. Segundo estimativa da pasta, cerca de 60 mil pessoas estão no prazo ideal para receber o reforço, sendo que muitos desses estão em atraso.


Leia mais: IPTU: vereador diz que foi “ludibriado” por secretários em texto do Código Tributário de Goiânia

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -