Desemprego cai, mas ainda atinge 11,9 milhões de brasileiros

Data:

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), 11,913 milhões de pessoas estavam em busca de emprego no trimestre encerrado em janeiro deste ano. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve melhora: o número de desempregados recuou 5,6%, com o saldo de 712 mil pessoas a menos. Em relação a outubro de 2019, houve redução de 453 mil desempregados, uma queda de 3,7%.

O total de ocupados cresceu 2,0% no trimestre encerrado em janeiro de 2020 ante o trimestre terminado em janeiro de 2019, o equivalente a 1,860 milhão de pessoas a mais trabalhando, para uma população de 94,151 milhões de ocupados. Em relação ao trimestre até outubro de 2019, a ocupação avançou 0,1%, 97 mil pessoas a mais.

Como consequência, a taxa de desemprego passou de 12,0% no trimestre até janeiro de 2019 para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro de 2020. No trimestre até outubro do ano passado, a taxa de desemprego estava em 11,6%.

Inativos x Ocupação

Já o número de inativos aumentou 0,7% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Isso significa 456 mil pessoas a mais nessa condição. Em apenas um trimestre, a população inativa teve um salto de 873 mil pessoas a mais, alta de 1,3%.

O nível da ocupação, por sua vez, foi estimado em 54,8% no trimestre até janeiro deste ano, ante 54,2% no trimestre até janeiro de 2019. No trimestre até outubro de 2019, o nível de ocupação era de 54,9%.

Leia mais:

Diretor da Enel apresenta ampliação do serviço da Distribuidora no interior e zona rural de Goiás

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Prefeitura de Goiânia amplia tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Tratamento oferecido pela rede municipal inclui acompanhamento multiprofissional, encontros semanais e, quando necessário, medicamentos para auxiliar no abandono do cigarro

Flávio Bolsonaro tem 46% e Lula 45% em eventual 2º turno, aponta Pesquisa BTG/Nexus

Pesquisa BTG Pactual/Nexus mostra Flávio com 46% e Lula com 45% em eventual segundo turno; diferença está dentro da margem de erro

Goiás terá pancadas de chuva e temperaturas de até 30°C nesta terça

Após frente fria derrubar as temperaturas no feriado, termômetros voltam a subir gradualmente no Centro-Oeste, mas Goiás ainda terá instabilidades

Prefeitura de Goiânia realiza 132 mil cirurgias e reduz filas em até 98%

Prefeitura afirma que foram 132.472 procedimentos desde o início da gestão, além de reduções de até 98% nas filas por cirurgias e consultas especializadas