De casa nova: bastidores da transferência do goiano Arthur

0
Foto: Divulgação

O goiano Arthur, de 24 anos, é o novo reforço da Juventus, da Itália. O jogador embarcou para Turim logo após empate (2 a 2) do Barcelona, em Vigo, com o Celta, pelo Campeonato Espanhol. Coincidência ou não, a negociação esquentou no dia 12 deste mês (junho), mesma data da apresentação de Arthur ao Barça, em 2018, no mês de julho. Como novidade, a transação foi conduzida pelo irmão do jogador, Paulo Henrique que mora com a família na Europa e está cuidando da imagem e da carreira do irmão.

Longe da mídia, discreto, formado em Administração e mais jovem do que Arthur, Paulo Henrique ditou o ritmo da transferência do irmão para a Juventus, um dos principais clubes europeus da atualidade. Quando saiu do Grêmio, o condutor da transação foi o pai de ambos, Ailton Melo.

Foto: Arquivo pessoal

Como representante, o irmão não só valorizou a carreira de Arthur como, também, concretizou a primeira negociação internacional desde que o irmão deixou o Grêmio, há cerca de dois anos – em 2018. Há algum tempo, Paulo Henrique está se preparando para ser o gestor dos negócios da família. Um dos projetos em comum, da parceria entre irmãos, é a formação de uma escolinha de futebol, para crianças, em Goiânia.

O clube italiano desembolsou R$ 67 milhões (aproximadamente) e ainda ofereceu um salário alto ao jogador goiano. Ele esteve na base do Goiás, de 12 aos 14 anos e, por conta do mecanismo da solidariedade, o clube alviverde receberá R$ 4 milhões aos quais tem direito. A tomada de decisão do irmão mais jovem foi rápida e agradou a Arthur, apesar do pedido de permanência, ao meia, feito pelo valorizado grupo de atletas do Barça – entre eles, o argentino Lionel Messi.

Do Brasil, o companheiro de seleção e ex-atleta do clube catalão, Daniel Alves (atualmente no São Paulo), também manteve contato com Arthur nos últimos dias. Ano passado, ambos foram campeões da Copa América, no primeiro título conquistado pelo goiano, pela seleção brasileira, no torneio em que Daniel Alves foi eleito o melhor jogador, sob comando do técnico Tite.  

Essa foi a sistemática da negociação internacional, concretizada com a assinatura do contrato no domingo (28 de junho). A apresentação de Arthur deverá acontecer no dia 6 de setembro, pois o jogador vai estar com o Barça na reta final dos torneios que disputa. Na próxima temporada, ele jogará ao lado de Cristiano Ronaldo.

Por Juliano Moreira