Datafolha indica que maioria dos brasileiros aprovam restrições e isolamento contra Corona

0
Foto: Fernando Frazão/Agencia Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha divulgada neste domingo (22), mostra que a maioria dos brasileiros aprovam as medidas das autoridades para tentar conter o avanço do vírus no Brasil. Segundo o levantamento, 92% concordam com a suspensão de aulas, 94% aprovam a proibição de viagens internacionais e 91% são favoráveis à interrupção do futebol.

Para 82% dos entrevistados, a suspensão de cultos religiosos é considerada adequada. Já o fechamento do comércio tem como posição contrária 33%, enquanto outros 46% são a favor.

Ainda de acordo com a Datafolha, 73% dos brasileiros apoiam a quarentena temporária e o isolamento forçado em casa como medida contra a pandemia do coronavírus. Outros 24% são contra e 2%, indiferentes.

Medo

No geral, segundo o levantamento, 83% dos entrevistados acham que têm chances de serem infectados, porém os idosos, um dos principais grupos de risco no contágio, representam o maior índice de pessoas que acham que não serão contaminadas pelo vírus: 19%.

Dos entrevistados, 74% afirmaram ter medo de contágio da Covid-19. Desse total, 36% dizem ter muito medo e, 38%, um pouco. A pandemia é considerada um problema sério por 88%. 

De acordo com a pesquisa, 37% das pessoas pararam de trabalhar e 55% de ir aos estudos. 46% afirma ter parado de sair às ruas.

Segundo dados das secretarias estaduais de saúde, até o início da tarde domingo (22), já haviam sido confirmados 1.226 casos do novo Coronavírus. Até o momento foram registradas 18 mortes: 15 em São Paulo e outras três no Rio Janeiro.

Leia mais:

Ministério da Saúde: Goiás tem 20 casos de novo Coronavírus