O Curso Vigilância, Prevenção e Atenção às Pessoas em Situação de Violências Interpessoais e Autoprovocadas está disponível para profissionais que trabalham no Sistema Único de Saúde (SUS), nas secretarias estadual e municipais de Saúde, Educação e Assistência Social de Goiás.
A formação será na modalidade Educação a Distância (EaD), com tutoria e carga horária de 82 horas, em 525 vagas imediatas, distribuídas em duas edições. A primeira está prevista para começar em agosto e terminar em outubro. A segunda edição terá início em outubro e conclusão em dezembro.
Atendimento às vítimas
A inscrição é gratuita e pode ser feita pela internet. O critério de preenchimento das vagas será a ordem de inscrição válida no sistema do FormSaude. Portanto, as vagas serão preenchidas de acordo com ordem de classificação das inscrições consideradas válidas pela Comissão de Análise e Homologação de Inscrições.
Após o preenchimento do formulário, o interessado deve anexar os documentos exigidos no edital, disponível no link (clique aqui)
O curso será realizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle, da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg). Nela, os alunos poderão acessar os conteúdos das aulas, fóruns de discussão e mensagens eletrônicas.
Entre os tópicos a serem abordados estão epidemiologia, bases conceituais, históricas e tipologias das violências, violências autoprovocadas (automutilação e suicídio), violências em crianças e adolescentes e contra pessoa do sexo feminino na vida adulta, violências contra o idoso, notificação de violências, redes de prevenção e atenção e conhecimentos básicos em projetos de intervenção.
Leia mais: Governo vai investir R$ 3 bilhões em programa de alfabetização