CPI da Covid-19: Senado define membros da comissão com Renan Calheiros como relator

A CPI investigará a atuação do Governo Federal, no âmbito do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no enfrentamento a pandemia da Covid-19.

0
CPI da Covid-19
A comissão também pode requerer quebras de sigilos fiscal, bancário e de dados, assim como convocar pessoas para depor. (Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investigará a atuação do Governo Federal, no âmbito do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, definiu o presidente, vice e relator, em sessão realizada na manhã desta terça-feira (27). O presidente da CPI será o senador Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente será Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e a relatoria, com Renan Calheiros (MDB-AL).

Inicialmente a atuação da CPI é investigar as ações do Governo Federal. Alguns pontos devem ser implantados, como um pedido ao Tribunal de Contas de União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF) o compartilhamento de investigações que já apuram possível negligência do governo no abastecimento de medicamentos e insumos para a rede pública, assim como a demora em reagir à falta de oxigênio ocorrida em janeiro no Amazonas.

A comissão também pode requerer quebras de sigilos fiscal, bancário e de dados, assim como convocar pessoas para depor. Já entrou na lista de prováveis convocados o ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, Fábio Wajngarten, que na última semana fez duras críticas ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em entrevista à revista Veja.

Lista de acusações frequentes

Uma tabela da Casa Civil da Presidência lista as acusações frequentes sobre o desempenho do governo federal no enfrentamento à covid-19. A relação de 23 itens. A lista foi encaminhada por e-mail a 13 ministérios, para que possam rebater as questões afirmativas. A tabela com os 23 itens foi distribuída pela SAM (Subchefia de Articulação e Monitoramento) da Casa Civil.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), publicou a lista em sua conta no Twitter. “A lista elaborada pela própria Casa Civil, aponta alguns dos crimes a serem investigados pela CPI da Pandemia. Um Governo que planeja e trabalha em sua defesa mas se omitiu na defesa da vida do povo”, escreveu.

Confira a lista:


Leia mais: Mourão diz que não será vice de Bolsonaro nas eleições de 2022