CPI da Covid-19: Senado define membros da comissão com Renan Calheiros como relator

Data:

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investigará a atuação do Governo Federal, no âmbito do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, definiu o presidente, vice e relator, em sessão realizada na manhã desta terça-feira (27). O presidente da CPI será o senador Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente será Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e a relatoria, com Renan Calheiros (MDB-AL).

Inicialmente a atuação da CPI é investigar as ações do Governo Federal. Alguns pontos devem ser implantados, como um pedido ao Tribunal de Contas de União (TCU) e ao Ministério Público Federal (MPF) o compartilhamento de investigações que já apuram possível negligência do governo no abastecimento de medicamentos e insumos para a rede pública, assim como a demora em reagir à falta de oxigênio ocorrida em janeiro no Amazonas.

A comissão também pode requerer quebras de sigilos fiscal, bancário e de dados, assim como convocar pessoas para depor. Já entrou na lista de prováveis convocados o ex-secretário de Comunicação do governo Bolsonaro, Fábio Wajngarten, que na última semana fez duras críticas ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em entrevista à revista Veja.

Lista de acusações frequentes

Uma tabela da Casa Civil da Presidência lista as acusações frequentes sobre o desempenho do governo federal no enfrentamento à covid-19. A relação de 23 itens. A lista foi encaminhada por e-mail a 13 ministérios, para que possam rebater as questões afirmativas. A tabela com os 23 itens foi distribuída pela SAM (Subchefia de Articulação e Monitoramento) da Casa Civil.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), publicou a lista em sua conta no Twitter. “A lista elaborada pela própria Casa Civil, aponta alguns dos crimes a serem investigados pela CPI da Pandemia. Um Governo que planeja e trabalha em sua defesa mas se omitiu na defesa da vida do povo”, escreveu.

Confira a lista:


Leia mais: Mourão diz que não será vice de Bolsonaro nas eleições de 2022

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Atlético-GO decide vaga na Copa Centro-Oeste contra o líder Gama e precisa vencer para seguir vivo

O Atlético Goianiense entra em campo nesta quarta-feira para...

Vila Nova visita Araguaína em duelo que vale classificação na Copa Centro-Oeste

O Vila Nova entra em campo nesta quarta-feira (29),...

Polícia Civil deflagra operação contra desmanche de caminhonetes de luxo em Goiânia 

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio...

Governo de Goiás abre inscrições para barracas na Rodovia dos Romeiros durante Festa do Divino Pai Eterno

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da Goinfra até o dia 18 de maio