Corpo de Bombeiros promove live musical em homenagem ao dia do bombeiro

A live musical que vai ao ar nesta quinta-feira, 2 de julho, a partir das 19h30, no canal do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO).

0

Devido à pandemia do novo coronavírus, a comemoração do Dia Nacional do Bombeiro este ano será um pouco diferente em Goiás. A série de eventos que anualmente celebram a data, com direito à formatura militar, foi substituída por uma live musical que vai ao ar nesta quinta-feira, 2 de julho, a partir das 19h30, no canal do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), no YouTube.

Transmitida direto do pátio do Quartel do Comando Geral do CBMGO em Goiânia, a live convocou diversos talentos dentro da própria corporação para cantarem os mais variados estilos musicais. Artistas goianos consagrados, como a cantora Maria Eugênia, aceitaram o convite do Corpo de Bombeiros e vão abrilhantar o evento comemorativo. A Banda Sinfônica do CBMGO, que desde o início da quarentena em Goiás tem levado música à diversas cidades de Goiás, é um dos destaques da programação.

“Nossa ideia é que uma data tão importante para todos os bombeiros brasileiros não passasse em branco em Goiás. Vivemos tempos muito difíceis e sabemos a importância da música para entreter e levar um pouco de alegria e esperança às pessoas”, explica o Comandante Geral do CBMGO, Coronel Esmeraldino Jacinto de Lemos. Para a divulgação da live nas redes sociais, a corporação contou com o apoio de artistas como Guilherme e Santiago, Leonardo, Zé Felipe, Maiara e Maraísa e Nilton Pinto e Tom Carvalho.

2 de julho

A data lembra que em 2 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de  incêndio. Naquela época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em  mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.

Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares.


Leia mais: Caiado anuncia parceria com Fiocruz para rastreamento de contaminados em Goiás